RETÓRICA E MULTIMODALIDADE
A COMPOSIÇÃO VISUAL EM FOCO
Palabras clave:
Design, Retórica, Ethos, ProsopopeiaResumen
As composições discursivas multimodais, amplamente utilizadas na contemporaneidade, apresentam um grande desafio para o linguista que se propõe a analisá-las, justamente por seu caráter híbrido em linguagens, que extrapola a esfera do verbal. Dessa forma, o investigador deve lançar mão de conhecimentos interdisciplinares para promover uma análise qualitativa integradora, que leve em consideração as diversas camadas de sentido provenientes do sincretismo dos discursos analisados. Nesta pesquisa, o caráter interdisciplinar encontra-se na junção da Retórica aristotélica com o Design, ou seja, a composição visual. Tal junção será feita em função do objeto de estudo selecionado, o vídeo publicitário da empresa alemã Edeka, intitulado Weinhnachten 2117 (Natal 2117). Por meio da correlação entre esses dois campos do saber, uma análise retórico-multimodal será desenvolvida e, por meio dela, será discutida a forma com que os elementos da composição visual podem influenciar no processo argumentativo. Como resultado, pode-se apontar a influência que o Design teve na construção do ethos da personagem central da narrativa, que pode angariar do auditório a adesão ao discurso apresentado.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
AUMONT, J. et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. Múltiplas facetas d’o amigo da onça: relevância da multimodalidade na construção do ethos. In: FIGUEIREDO, M. F.; FERREIRA, F. A. (Orgs.). Retórica e multimodalidade. Franca: Unifran, 2018. p. 203-225.
CÀMARA, S. O desenho animado. Tradução de Rita Silva e revisão de José Antunes. Lisboa: Estampa, 2005.
DAMÁSIO, A. R. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia Das Letras, 2000.
EDEKA. Weihnachtsclip – Homecoming. 2015. (1m46s). Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V6-0kYhqoRo>. Acesso em: 8 nov. 2018.
FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 2006.
FIGUEIREDO, M. F. Desejo e desdém: as paixões da inveja, da emulação e do desprezo. In: FIGUEIREDO, M. F.; VIDAL, G. R.; FERREIRA, L. A. (Orgs.). Paixões aristotélicas. Franca: Unifran, 2017. p. 208-225.
FIORIN, J. L. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Abingdon: Routledge, 2009.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Bloomsbury Academic, 2010.
MATSUSHITA, R. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa Editora, 2011.
MEYER, M. Prefácio. In: ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. XVII-LI.
O Mágico de Oz. Victor Fleming. Loews: 1939. 1 Blue-ray. Primeirofilme.com.br. Disponível em: <http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos>. Acesso em: 27 jun. 2019.
SOUZA, L. A.; FIGUEIREDO, M. F. Compaixão-misericórdia: uma paixão aristotélica. Diálogos Pertinentes, Franca, v. 6, n. 1, p. 143-162, 2010.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.