Pensamento e ação
caminhos de uma pesquisa em Sociolinguística Educacional em uma escola pública de Ceilândia - DF
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39220Palabras clave:
Pesquisa de campo, Sociolinguística, Variação linguística, Preconceito linguísticoResumen
Este trabalho retrata o recorte de uma pesquisa desenvolvida na área de linguagem, com foco para a variação linguística, realizada no mestrado acadêmico em Linguística na Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo mostrar os caminhos percorridos durante o processo da pesquisa. Assim, apresentaremos o percurso trilhado no que tange às técnicas adotadas para a geração dos dados, ao convívio com os colaboradores, às inquietações e às dificuldades inerentes a toda e qualquer pesquisa, bem como aos resultados e às impressões adquiridas ao longo da pesquisa. A pesquisa aconteceu em uma escola pública de Ceilândia – DF, em 2019, e teve como colaboradores 35 estudantes do 3º ano do ensino Médio e o professor de Língua Portuguesa da turma pesquisada. Apresenta como eixo teórico norteador a Sociolinguística, sobretudo em sua vertente educacional, fundamentando-se nos trabalhos de Bagno (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Travaglia (2008), entre outros. Os resultados revelam que os alunos têm conhecimentos sobre a variação linguística, no entanto, alguns apresentam comportamentos intolerantes com dialetos distintos dos seus. O professor trabalha esporadicamente a temática da variação linguística, mas preocupa-se em transmitir noções de adequabilidade linguística aos discentes. Essa temática é tratada timidamente pelos autores do livro didático utilizado na escola.
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Citas
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