Fato ou fake

análise de estratégias de checagem de fatos do portal G1 à luz da teoria de Charaudeau

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i37.41753

Palabras clave:

discurso midiático, fake news, checagem.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo compreender quais estratégias discursivas são utilizadas pelo serviço de checagem Fato ou Fake, do portal G1, para esclarecer as informações falsas veiculadas, principalmente, no meio online. Trataremos, especificamente, da notícia intitulada “É #FAKE que estudos mostrem que cúrcuma combate a Covid-19”. Para isso, utilizaremos como base os estudos de Charaudeau (2013), com sua obra O Discurso das Mídias, na qual o autor mobiliza conceitos relacionados à organização e à constituição das mídias e do discurso por elas veiculados. A metodologia utilizada é básica, descritiva, bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Podemos compreender que os efeitos de verdade utilizados na notícia foram relacionados aos informadores e que as provas utilizadas para verificação e retificação dos fatos são da ordem da autenticidade, o que garante credibilidade ao serviço de checagem Fato ou Fake e ao trabalho dos jornalistas do portal G1.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Biavatti, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo – UPF/RS (2021). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL-UPF). Bolsista CAPES.

Estela Mettler Piva, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo – UPF/RS (2021). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL-UPF). Bolsista CAPES.

Ernani Cesar de Freitas , Universidade de Passo Fundo

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Professor permanente no PPG em Letras da Universidade de Passo Fundo (RS).

Citas

CERIGATTO, M. P.; CASARIN, H. de C. S. As mídias como fonte de informação: aspectos para uma avaliação crítica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 13, n. especial, p. 155-176, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/685. Acesso em: 20 ago. 2022.

CHARAUDEAU, P. Informação como discurso. In: CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 40-56.

CHARAUDEAU, P. O contrato de informação midiático. In: CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 65-93.

MENESES, J. P. Sobre a necessidade de conceptualizar o fenómeno das fake news. Observatório (OBS*), Special Issue, v. 12, n. 4, p. 37-53, 2018.

PIVA, E. M.; TOLDO, C. Análise Das Marcas De Subjetividade No Texto De Gênero Notícia Sob Um Olhar Enunciativo. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 189-202, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36357. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36357. Acesso em: 20 ago. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Publicado

21-12-2023