Morte em propaganda
teorias do humor, mesclagem e metáfora
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.41804Palabras clave:
Teorias do Humor, Teoria da Metáfora Conceptual Estendida, Mesclagem, PropagandaResumen
Analisa-se uma propaganda da Sinaf (empresa de seguros e assistência funeral), postada na página do Twitter da empresa, que, desde 1996, se destacou por usar o humor como estratégia de venda de assistência funerária. Para tal, tomam-se como base as teorias da superioridade, do alívio e da incongruência (Nunes, 2022; Tabacaru, 2015), aliadas ao arcabouço da semântica cognitiva, a saber: teorias da integração conceptual (Fauconnier; Turner, 2002) e da metáfora conceptual estendida (Kövecses, 2020; Bernardo, 2023), assim como os conceitos de espaços mentais, frames, domínios e esquemas imagéticos, estruturas conceptuais que organizam nossas experiências, tornando-as coerentes. Em termos metodológicos, a análise configura-se como um estudo qualitativo, cujo objetivo geral se alinha ao método descritivo-exploratório, porque visa à busca de relações entre os conceitos tomados como base para a conceptualização da propaganda, a fim de promover uma descrição que congregue os aspectos sociais, discursivos e cognitivos. Por meio deste estudo, parte de uma pesquisa em andamento, foi possível ilustrar como a abordagem sociocognitiva permite integrar aspectos cognitivos e discursivos, visto que os elementos sociais e culturais ativados pela propaganda evidenciam um elo entre ações encenadas por meio da linguagem multimodal e os processos cognitivos que lhes são subjacentes.
Descargas
Citas
BERGSON, H. O riso: ensaio sobre o cômico. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
BERNARDO, S. Vinho é calor: integração conceptual e metáforas em níveis na conceptualização de meme. Revista do GELNE, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 224–239, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29868. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29868.
Acesso em: 23 dez. 2023.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.
FILLMORE, C. J. Frame semantics. In: GEERAERTS, Dirk (ed.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 373-400.
FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: agendas for research. In: KRISTIANSEN, Gitte et al. (eds.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006, p. 379-402.
FORCEVILLE, C. Metaphor in pictures and multimodal representations. In: GIBBS Jr, Raymond W. (ed.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 462-482.
FREUD, S. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. v. VIII. Rio de Janeiro: Imago, 1905.
HAMPE, B. Image schemas in cognitive linguistics: Introduction. In: HAMPE Beate; GRADY, Joseph E. (eds.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2005. p. 1-12.
HUTCHINS, E. Material anchors for conceptual blends. Journal of Pragmatics 37, p.1555-1577, 2005.
JERÓNIMO, N. A. Humor na sociedade contemporânea. 2015. 268f. Tese (Doutorado em Sociologia). Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2015.
KÖVECSES, Z. Extended conceptual metaphor theory. Cambridge; New York, NY: Cambridge University Press, 2020.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana [coordenação de tradução Mara Sophia Zanotto]. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2002 [1980].
LANGACKER, R. W. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.
LINS, L. Segredos da comédia stand-up. São Paulo: Panda Books, 2016.
LOBATO, E. Comércio da morte: Empresa usa humor negro em campanha de seguro funerário. Folha de S. Paulo, 04 ago. 2003. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0408200312.htm. Acesso em: 11 fev. 2023.
MELO, A. D. A morte como produto e objeto do desejo: uma abordagem publicitária. Braga: Universidade do Minho, 2016.
MORIN, E. O homem e a morte. Rio de Janeiro: Imago,1997[1970].
NOGUEIRA, M. L. Rir é o melhor remédio: terapia do riso na atenção a pacientes em unidade de terapia intensiva. Temas em saúde, João Pessoa, v. 20, n. 5, p. 119-147, jan. 2020.
NUNES, V. F. Humor and multimodality: classic performances by Charlie Chaplin. Research Journal, Paraná, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2022.
PERKS, L. G. The ancient roots of humor theory. Humor: International Journal of Humor Research, v. 25, n. 2, p. 119-132, 2012.
PIMENTEL, M. S. R. Morte-mercadoria na sociedade contemporânea: análise dos discursos de negativação e positivação da morte no capitalismo. 2015. 204f. Tese (Doutorado em linguística). Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
SALOMÃO, M. M. M. Veredas: revista de estudos linguísticos, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 61-79, 1999.
STEEN, G. Deliberate metaphor theory: basic assumptions, main tenets, urgent issues, Intercultural pragmatics, 14(1), p. 1–24, 2017.
TABACARU, S. Uma visão geral das Teorias do Humor: aplicação da incongruência e da superioridade ao sarcasmo. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 9, p. 115-136, dez., 2015.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.