PERFILAMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ANTES E APÓS O INGRESSO NA UNIVERSIDADE
O QUE REVELAM OS ESTUDANTES DE LETRAS?
Palavras-chave:
Práticas de leitura e escrita, Letramento acadêmico, Ensino-aprendizagemResumo
Este artigo visa analisar e discutir os resultados parciais de um estudo quali-quantitativo sobre as práticas de leitura e escrita de estudantes do Ensino Superior. Parte-se do princípio de que compreender o perfil desses estudantes e conhecer suas práticas de letramentos torna-se uma ferramenta útil aos professores do Magistério Superior no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem. A pesquisa considera dados fornecidos por discentes do curso de Letras de uma universidade pública de ensino, os quais responderam a um questionário estruturado sobre condições socioeconômicas e hábitos de leitura e escrita antes e depois do ingresso na universidade. O artigo alinha-se teoricamente às contribuições dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2006), aderindo à perspectiva que compreende o letramento como uma prática social vinculada aos contextos socioculturais em que é construído. A partir da análise preliminar dos resultados, conclui-se que reconhecer a heterogeneidade dos estudantes refletida em suas práticas de leitura e escrita colabora para a realização de ações que visam desenvolver o letramento acadêmico dos discentes, ao passo que também pode cooperar para a valorização identitária desses estudantes.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. T. O professor alfabetizador imantado entre propostas teóricas: o letramento e a metodologia do fônico. Anais do I SIHELE, Marília-SP, 2010.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ANDRADE, C. Y.; DACHS, J. N. W. Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, p. 399-422, 2007.
FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
FIAD, R. S. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 6, p. 23-34, 2015.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho d’Água, 1993.
GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
LEA, M. R.; STREET, B. Student Writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, London, v. 23, n. 2, p. 157-16, 1998.
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.
RAMOS, F. B.; ESPEIORIN, V. M. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel. Conjectura, v. 14, n. 2, p. 241-247, 2009.
SOARES, M. Letramento em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004.
SOUZA, C. J. Letramento acadêmico: da escrita à leitura científica. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 6, n. 15, p. 155-172, 2012.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
WINGATE, U.; TRIBBLE, C. The Best of Both Worlds? Towards an EAP/Academic Literacies Writing Pedagogy. Studies in Higher Education, v. 37, n. 4, 6, p. 481-495, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.