Análise da tradução da página Web do celular HUAWEI P30 Pro a partir da teoria dos atos de fala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37535

Palavras-chave:

Tradução de websites, Atos de fala, Conteúdo verbal escrito, Página de produto, Corpus de chinês e português

Resumo

Na atual era digital e de globalização, as páginas de produtos nos websites empresariais são meio popular para a promoção de produtos aos consumidores de mercados estrangeiros. Assim, a tradução e o estudo delas tornam-se fundamentais para captar a atenção do público-alvo no exterior. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo verbal escrito da página Web do celular HUAWEI P30 Pro tanto em chinês quanto em suas traduções de duas variantes de português, sendo a brasileira e a europeia. Por meio da construção de três corpora, a análise é realizada a partir de uma visão pragmática, usando a teoria dos atos de fala. Os resultados demonstram que, embora o efeito perlocutório de atrair e persuadir seja igual, a prática dos atos de fala apresenta maneiras distintas nos três corpora. A identificação desses atos pode contribuir para o entendimento das diferenças linguísticas e culturais e aumentar a eficácia da tradução do conteúdo verbal escrito da página de produto.

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Biografia do Autor

Qian Zhou, Universidade Normal de Jiangsu

Mestra em Estudos da Tradução (Chinês-Português) pela Universidade de Macau (UM); graduada em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade de Língua e Cultura de Beijing (BLCU). É professora de português da Escola de Estudos Estrangeiros da Universidade Normal de Jiangsu (JSNU).

Yuqi Sun, Universidade de Macau

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora do Departamento de Português da Universidade de Macau. Tem experiência nas áreas de pragmática e tradução. Atua principalmente com os seguintes temas: tradução oral e escrita, interpretação simultânea e ensino e aprendizagem de português como língua adicional.

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Publicado

14-09-2022