Vol. 16 No. 22 (2020)

					View Vol. 16 No. 22 (2020)

O domínio da natureza no sentido de transformar objetos naturais em ferramentas por meio de algum procedimento técnico, vai ser determinante para que a humanidade se diferencie dos demais animais no planeta. O homem apodera-se da natureza e a transforma, criando ferramentas a partir dos objetos naturais; entretanto, ele amplia seu universo de domínio quando compreende que não precisa se limitar apenas à adaptações para superar necessidades cotidianas, mas que ele poderia produzir instrumentos prevendo possibilidades de uso futuro (Fischer, 1981). Outrossim, podemos pensar que arte e técnica são tão antigas quanto a história da humanidade, o que nos leva de volta a Benjamim e a interação entre o mundo técnico e o mundo simbólico, em especial em tempos de materialidades eletroeletrônicas. [...]

Published: 26-10-2020

Ensaios

  • Recoding Art Van Abbemuseum collection

    Bruno Moreschi, Gabriel Pereira
    10-35
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32686

Seção Temática

  • Apresentação seção temática

    Daniel Hora
    36
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32687
  • Híbridos na arte computacional Desdobramentos de experimentos artísticos entre plantas e máquinas

    Artur Cabral Reis, Suzete Venturelli
    37-47
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30918
  • O DigitalSelf em Corpo ARtifício uma metaperformance em realidade aumentada

    Carolina Dias de Almeida Berger
    48-58
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31278
  • Sonhos Quimioinformáticos da Noesis Molecular

    Clarissa Ribeiro
    59-70
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32688
  • Arte Sonora e Emergência

    Ianni Luna
    71-81
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31127
  • Ruínas que inspiram projeto artístico de performance artística por virtualização da realidade

    Michele Augusto
    82-92
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30919
  • Figuras na Paisagem e Circuladô, de André Parente Cinema, Arte e Tecnologia

    Natasha Marzliak
    93-105
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30930
  • o espaço, ou a experiência das distâncias a poética dntr° [dentro]

    Raul Dotto Rosa
    106-115
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30909
  • Diferentes sociocosmologias nas teleperformances do Perforum

    Yara Guasque
    116-128
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32689

Artigos

  • Estudos interartes Uma introdução

    Alexandre Siqueira de Freitas, Geraldo Henrique Tadeu Santos Teixeira
    130-138
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31276
  • Avenida Brasília Formosa Afetos e Encontros

    Christine Mello, Katrin Riato
    139-153
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32690
  • Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky

    Elaine Athayde Alves Tedesco
    154-162
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.13252
  • Arte-Mídia-Ciência-Tecnologia novos modos de produção artística

    Ernandes Zanon Guimarães
    163-174
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31257

Traduções

  • Recoding Art A Coleção do Van Abbemuseum

    Bruno Moreschi, Gabriel Pereira
    176-204
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32691