Genética Comunitária: Avaliação de um Curso Baseado em Videoaulas
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.17528Resumo
Alterações genéticas têm ocupado maior destaque entre as causas de mortalidade na população brasileira. Considerando a carência de informações sobre o tema, o objetivo do trabalho foi criar e avaliar a eficácia de um curso baseado em videoaulas de genética comunitária para a identificação precoce de sinais sugestivos de doença genética. O curso contou com 1228 inscritos, sendo 428 concluintes e 800 desistentes. Essa evasão foi comparada com dados do relatório da Associação Brasileira de Educação a Distância (2014) e foram aplicados testes antes e depois da realização do curso, com intuito de verificar sua eficácia e o entendimento dos conteúdos. Embora a evasão tenha sido maior (p<0,05), as notas médias foram significativamente superiores no pós-teste (p<0,05). O modelo impactou positivamente o aprendizado, apresentando-se como alternativa para ser aplicado em larga escala no Brasil, inclusive em outras áreas do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).