A Eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para redução dos índices de evasão dos alunos de graduação

Autores

  • Simone Lima Azevedo Universidade Federal do Espírito Santo Autor

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15113

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Evasão, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho investiga o desempenho do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para a permanência dos alunos de baixa renda na universidade, com redução dos percentuais de evasão, comparando os números e índices de evasão entre os dois anos letivos que antecedem a adoção da política de assistência estudantil (2010 e 2011) com os dois anos letivos posteriores (2012 e 2013). Como referencial teórico este trabalho aborda as formas de evasão existentes na universidade, resgata um breve histórico da evasão no ensino superior no país e os principais modelos teóricos sobre o tema, bem como ilustra o número de evasão por centro de ensino e por modalidade na UFES, como forma de identificar, embora superficialmente, o perfil do aluno evadido/retido. Investiga as políticas adotadas para conter a evasão nesta universidade, e ainda relaciona a redução, se esta existir, desse índice com as políticas de assistência estudantil.

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Referências

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Publicado

03-03-2017

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Artigos

Como Citar

LIMA AZEVEDO, Simone. A Eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para redução dos índices de evasão dos alunos de graduação. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 7–21, 2017. DOI: 10.30712/guara.v1i6.15113. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15113. Acesso em: 23 set. 2025.

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