Itinerário de pesquisa de Paulo Freire em produções de programas de pós-graduação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.24517Palavras-chave:
Métodos, Saúde, Pesquisa, Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade, Pesquisa QualitativaResumo
Introdução: A área da saúde vem se apropriando da abordagem de ensino proposta por Paulo Freire, que, por meio de uma metodologia participativa, possibilita uma vivência grupal com ênfase no diálogo, contribuindo para uma educação em saúde emancipatória. Objetivo: Identificar o perfil de produção das pesquisas realizadas em dissertações e teses que utilizaram o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire em programas de pós-graduação na saúde na região Sul do Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Como critérios de inclusão, foram consideradas as dissertações e teses da área da saúde que utilizaram as etapas de Investigação Temática, Codificação e Descodificação e Desvelamento Crítico do Itinerário de Pesquisa, publicadas no período de 2008 a 2017, com versão na íntegra e disponíveis online nos endereços eletrônicos das Universidades Federais da região Sul do Brasil. Os dados coletados dos estudos foram organizados em um instrumento estruturado e analisados a partir da proposta da análise de conteúdo. Resultados: Evidenciou-se que são realizados trabalhos de cunho acadêmico com esse método. No entanto, dos 57 estudos encontrados, somente dez utilizaram o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire considerando as três etapas do método. Conclusão: Destaca-se que os passos do Itinerário de Pesquisa carecem de conhecimento dos pesquisadores para que possam se apropriar do método na íntegra para realização de uma investigação.
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