Estratégias não farmacológicas empregadas no manejo da ansiedade em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v25i3.40573Palavras-chave:
Ansiedade, Manejo não farmacológico, AdolescênciaResumo
Introdução: Ansiedade é uma sensação que age como sinal de alerta para o indivíduo e quando gera sentimentos desproporcionais a uma situação, torna-se uma ansiedade patológica. É uma condição muito comum na adolescência por ser uma fase de transição dos indivíduos, na qual passam por muitos sentimentos de frustação, preocupação, medo e angústia. Assim, quando a ansiedade é patológica, é indicado tratamento para seu controle, podendo ser farmacológico associado a tratamento não farmacológico. Dentre estes, destacam-se as psicoterapias, por exemplo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a prática de atividade física e o Mindfulness. Objetivo: Expor sobre as intervenções não farmacológicas empregadas no manejo da ansiedade em adolescentes. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura com buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, utilizando os seguintes descritores: Terapias Complementares, Ansiedade e Adolescente. Foram encontradas 417 publicações e, ao final, foram selecionados 15 artigos utilizando os critérios de exclusão e inclusão. Resultados: O Mindfulness foi a intervenção mais aplicada, seguido por Yoga, Relaxamento e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Conclusão: Desse modo, foi evidenciado uma diminuição nos níveis de ansiedade em adolescentes após a utilização dessas estratégias não farmacológicas.
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