Para além do soldo: práticas comerciais e formas de ganhos dos governantes das Capitanias do Norte (séc. XVII – XVIII)

Autores

  • Leonado Paiva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2021320305

Palavras-chave:

Governantes, Capitanias do Norte, Comércio

Resumo

Os governantes coloniais prestavam serviços à Coroa portuguesa visando receber uma premiação pelos seus anos de atuação. No entanto, além das mercês a serem recebidas no futuro, também buscavam ganhos materiais no presente. O soldo recebido era um fator de atração e muitos reclamavam dos valores, pedindo constantes aumentos. Dessa forma, esses homens procuravam complementar os seus ganhos por meio de outras práticas ao mesmo tempo em que governavam alguma capitania, sendo essas práticas às vezes permitidas pela Coroa, outras vezes não. Tendo isso em vista, esse artigo pretende analisar as diversas formas que os governantes das Capitanias do Norte, entre os séculos XVII e XVIII, encontravam para potencializar os ganhos além do soldo recebido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO. CARTA do provedor da Fazenda Real da Paraíba, Salvador Quaresma Dourado, ao príncipe regente [D. Pedro], sobre o capitão-mor Alexandre de Sousa e Azevedo ter mandado tomar peças de artilharia do Forte Velho e munições do forte do Cabedelo, e os metido em um navio de seu interesse. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx. 2, D. 121.

____. CARTA do juiz ordinário da Paraíba, António de Sousa Figueiroa, ao rei [D. Pedro II], sobre a forma como o ouvidor-geral de Pernambuco, Dionísio de Ávila Vareiro, tirou residência a Alexandre de Sousa de Azevedo, do tempo que serviu como capitão-mor da Paraíba, de que remete treslado do auto de testemunhas. AHU-PB, Cx. 2, D. 133.

____. CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao rei D. Pedro II, sobre a carta dos oficiais da Câmara da Paraíba acerca do mau procedimento do capitão-mor, António da Silva Barbosa, no governo da capitania. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx. 2, D. 139.

____. CARTA do capitão-mor da Paraíba, João da Maia da Gama, ao rei [D. João V], sobre a informação do provedor da Fazenda Real de que havia cobrado dos oficiais da Câmara três mil cruzados do seu ordenado, desde o dia em que tomou posse da capitania, como venciam seus antecessores. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx. 5, D. 342.

____. CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao rei D. João V, sobre a representação do capitão-mor da Paraíba, João da Maia da Gama, solicitando quatro mil cruzados de ajuda de custo, pelas diligências que fez para evitar a sublevação da capitania e de Pernambuco. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx. 5, D. 344.

____. REQUERIMENTO de João da Maia da Gama, ao rei [D. João V], solicitando provisão para que todo seu açúcar, que tiver na Paraíba, possa navegar livremente para Pernambuco. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx. 5, D. 372.

____. CARTA do capitão-mor da Paraíba, Pedro Monteiro de Macedo, ao rei [D. João V], sobre o empréstimo que recebeu da Coroa, de quatrocentos e oitenta mil réis, para a capitania, e a dificuldade em honrar o compromisso, devido à falta de moedas de ouro, por não ser essa cidade terra de negócio, e em razão da grande seca, não virem mineiros comprar cavalos. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx.10, D. 796.

____. CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre cartas do provedor da Fazenda Real, Domingos da Silveira, e do capitão-mor do Rio Grande do Norte, João de Barros Braga, acerca do acrescentamento do soldo do capitão-mor. AHU-RN, Papéis Avulsos, Cx. 3, D. 170.

____. CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. Pedro II], sobre a notícia dada pelo almoxarife Domingos Ferreira Pessoa acerca do capitão-mor do Ceará, Bento de Macedo de Faria, haver dado entrada a três navios holandeses e comerciado com eles. AHU-CE, Papéis Avulsos, Cx. 1, D. 29.

____. CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. João V], sobre as cartas do desembargador Cristóvão Soares Reimão em que se queixa da revista que se fez aos seus oficiais na diligência da medição das terras de Jaguaribe, bem como do procedimento do capitão-mor do Ceará, Gabriel da Silva Lago, para com ele. AHU-CE, Papéis Avulsos, Cx. 1, D. 57.

____. CARTA do ouvidor do Ceará, Antonio Loureiro Medeiros, ao rei [D. João V] acerca da situação de desmando e criminalidade na referida capitania, fomentada pelo capitão-mor Leonel de Abreu. AHU-CE, Papéis Avulsos, Cx. 2, D. 132.

____. CARTA do [ouvidor do Ceará], André Ferreira de Almeida Guimarães, à rainha [D. Maria I], a queixar-se dos desmandos e violências do capitão-mor, João Batista de Azevedo Coutinho Montauri, contra a sua pessoa e a população da capitania, em especial à praticada contra um índio, chamado Braz, da casa de Bernardo Gomes Pessoa. AHU-CE, Papéis Avulsos, Cx. 10, D. 613.

____. CONSULTA Sobre o que escreveram o capitão-mor, oficiais da câmara e procuradores da Fazenda da capitania da Paraíba acerca do [?] que sentem em proibir o comércio aos capitães-mores. AHU-Códice 265, f. 215-215v

Obras Gerais

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

COUTO, Diogo do. O soldado prático. Texto restituído, prefácio e notas por Manuel Rodrigues Lapa. Lisboa: Sá da Costa, 1954.

DIAS, Thiago Alves. Monopólio indireto: colonização mercantil no norte do Estado do Brasil (c. 1710 - c. 1780). 2017. 383f. Tese (Doutorado em História), Universidade de São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.

FRAGOSO, João; GOUVEA, Maria de Fátima. Nas rotas da governação portuguesa: Rio de Janeiro e Costa da Mina, séculos XVII e XVIII. In: FRAGOSO, João, et al (Org.). Nas rotas do império: Eixos mercantis, tráfico e relações sociais no mundo português. Vitória: EDUFES, 2014.

FONSECA, Marcos Arthur Viana da. O sertão, os dízimos e a ajuda de custo: conflitos de jurisdição na capitania do Rio Grande (1735-1736). Historien (Petrolina) , v. 1, 2014.

MELLO, Evaldo Cabral de. A fronda dos mazombos: nobres contra mascates, Pernambuco, 1666 – 1715. São Paulo: Editora 34, 3ª edição, 2012.

MELLO, José Antônio Gonsalves de Mello. João Fernandes Vieira, Mestre de Campo do Terço de Infantaria de Pernambuco. 2ª ed. Lisboa: CEHEA, CNCDP, 2000.

PELEGRINO, Alexandre de Carvalho. Donatários e poderes locais no Maranhão seiscentista (1621-1701). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

ROMEIRO, Adriana. Corrupção e poder. Uma história, séculos XVI a XVIII. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

SILVA, Augusto da. A ilha de Santa Catarina e sua terra firme: território, administração e sociedade (1738 – 1807). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

SILVA, Maria Julia de Oliveira e. Fidalgos-mercadores no século XVIII: Duarte Sodré Pereira. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992.

SOUZA, Leandro Nascimento de. Uma experiência pernambucana em Angola: o governo de João Fernandes Vieira, 1658 a 1661. 2013. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

Downloads

Publicado

12-11-2021

Como Citar

PAIVA DE OLIVEIRA, Leonado. Para além do soldo: práticas comerciais e formas de ganhos dos governantes das Capitanias do Norte (séc. XVII – XVIII). Revista Ágora, [S. l.], v. 32, n. 3, p. e-2021320305, 2021. DOI: 10.47456/e-2021320305. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/36013. Acesso em: 26 abr. 2024.