O bandeirante no livro didático

entre diversas narrativas (1997-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-202233303

Palavras-chave:

Livro didático, bandeirante, memória histórica

Resumo

O objetivo deste texto se constitui em, através da temática bandeirante, analisar quais são os elementos narrativos que constituem a literatura didática. A partir dos conceitos de Representação de Roger Chartier, Memória Histórica de Jacques Le Goff e Discurso de Mikhail Bakhtin analisamos a narrativa bandeirante em seis coleções didáticas avaliadas pelo PNLD. Concluímos que estão presentes no livro diversas narrativas sobre o bandeirante, uma ligada a memória histórica mítica e outra voltada a análise historiográfica atual. Estas duas perspectivas além de diferirem entre si, também se contrapõem na narrativa didática.

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Biografia do Autor

  • Andressa da Silva Gonçalves, Universidade federal do Pará (UFPA)

    Graduada em história pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em história social (UFPA), e doutoranda em educação na Amazônia (UFPA). É professora de história da Educação Básica na rede municipal de Altamira-Pa. 

  • Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia.

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Professora da Faculdade de História, UFPA e dos programas de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) na mesma instituição; e do Doutorado em Rede -Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Líder do NEAB/GERA/UFPA. Bolsista de Produtividade do CNPq 1 D.

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Publicado

26-12-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O bandeirante no livro didático: entre diversas narrativas (1997-2015). Revista Ágora, Vitória/ES, v. 33, n. 3, p. e-202233303, 2022. DOI: 10.47456/e-202233303. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/38510. Acesso em: 13 jul. 2025.

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