Análise de viabilidade da manutenção de estradas com software para gerenciamento de piso: aplicação do hdm-4 na rodovia BR 010 / MA
Palavras-chave:
Rodovias; Gestão; Pavimento; Conservação; Manutenção.Resumo
O momento oportuno para as intervenções, com processo racional de seleção dos trechos prioritários, gera uma alocação de investimentos eficaz, priorizando manutenções preventivas e pequenas correções e trazendo benefícios para toda a sociedade. Para este fim se fez uso do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) como ferramenta para melhor monitorar e administrar recursos para a infraestrutura rodoviária, em especial na Rodovia Federal BR-010/MA, segmento km 260,8 ao km 319,8. Identificaram-se as anomalias existentes no segmento em estudo, relatando as causas do seu surgimento. Em seguida, através do SGP, propôs-se uma solução para a correção dos problemas encontrados, buscando o melhor custo benefício. Quanto à situação do pavimento, observou-se que o fato de ter ficado sem contrato de manutenção por cinco meses, no período chuvoso da região, acelerou o processo de deterioração, comprovando a necessidade de uma política continuada de investimentos e uma gestão eficaz dos recursos públicos e corroborando a hipótese de implantação do SGP para se ter interferências no momento adequado, gerando menor gasto aos cofres públicos, aos usuários da rodovia e aos consumidores finais por reduzir o custo dos fretes. Além de menor impacto ao meio ambiente. A alternativa que apresenta a melhor Taxa Interna de Retorno – TIR (Internal Rate of Return) é o CREMA 2. No primeiro trecho a TIR é de 288,2, sendo 68% maior que a Restauração e 107% maior que a Reconstrução. No segundo trecho a TIR é de 388,6, sendo 72% maior que a Restauração e 198% maior que a Reconstrução.
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