Viabilidade econômica da limpeza a seco da cana-de-acuçar

Autores

  • Manoel Gonçales Filho Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Clóvis Delboni Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Reinaldo Gomes da Silva Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP)
  • Fernando Celso de Campos Programa de Pós-Graduação em Engª de Produção (PPGEP) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Palavras-chave:

Análise financeira, Gestão da produção, Usina sucroenergética

Resumo

Este artigo analisa a viabilidade econômico-financeira de um conjunto de equipamentos necessários à substituição do processo tradicional de limpeza da cana-de-açúcar (utilizando água) das usinas sucroenergéticas brasileiras, por outro a seco (limpeza a sopro). Dessa forma, o objetivo está em reduzir ou eliminar o uso da água na etapa de limpeza da cana-de-açúcar e, consequentemente, a palha, uma vez separada na recepção pelo método de limpeza sugerido (sopro), poderá ser utilizada como fonte energética e melhorar o rendimento do processo. A pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica exploratória na área da Administração e Engenharia de Produção, na qual permitiu identificar as ferramentas da Engenharia Econômica que contribuíssem com a viabilização econômico-financeira dos investimentos, facilitando a tomada de decisão. Foi realizado um estudo multicasos em quatro usinas sucroenergéticas localizadas no interior do Estado de São Paulo. Assim foi possível aplicar e analisar os resultados por meio da Taxa Interna de Retorno do Investimento e do Valor Presente Líquido, quanto a possibilidade de investimento e desses equipamentos, contribuindo com a minimização do uso da água, e de melhor aproveitamento da palha no processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Gonçales Filho, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Administração pela UNIMEP. Administrador de Empresas pela EEP. Possui duas pós graduações LATU SENSU: Especialização em Gestão de Pessoas pela UNIMEP e MBA em Gestão Financeira FGV. É professor titular na FATEC e na UNISAL com as disciplinas de Administração, Contabilidade e Economia.

Clóvis Delboni, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui Mestrado em Administração, também é Doutorando na mesma área pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba. É Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e possui Graduação em Superior de Tecnologia em Gestão de Logística. É Professor Universitário em Graduação e Pós Graduação nas disciplinas de Gestão e Negócios. Atuou como Professor Coordenador de curso de Pós Graduação no SENAC São Paulo - Unidade Piracicaba. Profissionalmente já atuou como executivo na área comercial em empresas de médio porte do setor varejista. Atualmente é Gerente Executivo da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro -SP. Entidade de Classe que promove ações de fomento ao comércio local, industria e prestadores de serviços através de Feiras, Rodadas de Negócios e Promoções Comerciais de incentivo ao consumo. É membro voluntário do Comitê Gestor da Incubadora de Empresas de Rio Claro, Conselheiro Fiscal voluntário na Associação Garantidora de Crédito Paulista. Também é voluntário no Observatório Social de Rio Claro como Diretor de Parcerias e Relações Institucionais. Membro voluntário do Conselho Municipal de Ciência Inovação Tecnológica e também do Conselho Municipal do Meio Ambiente, ambos da Prefeitura de Rio Claro - SP.

Reinaldo Gomes da Silva, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Economia Politica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais - Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor Escola de Engenharia de Piracicaba e professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec - Piracicaba. Tem experiência na área de Ciência Política, Economia e Administração. Atua como professor nessas áreas de conhecimento.

Fernando Celso de Campos, Programa de Pós-Graduação em Engª de Produção (PPGEP) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC-USP) (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1994), doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1999), estágio de pós-doutorado no DEP-UFSCar (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Tecnologia da Informação Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, modelagem de processos, governança de TI, IoT, Big Data, Indústria 4.0, Modelos de gestão/cooperação em APL, manutenção industrial, gestão estratégica de operações e alternativas de projetos. Tem atuado em Engenharia de Métodos em projetos de melhoria contínua.

Referências

Alcoolbras. Disponível em: http://www.revistaalcoolbras.com.br. Acesso em: 02/10/2014.

Assaf Neto, A. (2007). Finanças corporativas e valor. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Brigham, E., & Ehrdardt, M.C. (2012). Administração financeira: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning.

Capes, Periódicos. Disponível em: http://periodicos.capes.gov.br.ez100.periodicos.capes.gov.br/index.php. Acesso em 27/05/2014.

Cervo, A. L., & Bervian, P. A., (1996). Metodologia científica – 4ª ed. – São Paulo: Makron Books.

Cortez, L., & Magalhães, P. (1992). Principais subprodutos da agroindústria canavieira e sua valorização. Revista Brasileira de Energia, 2(2).

Cruz, C., & Ribeiro, U. (2004). Metodologia Científica: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books.

CTC - Centro de tecnologia canavieira. Disponível em: http://www.ctcanavieira.com.br. Acesso em: 02/10/2014.

Dedini. Disponível em: http://www.codistil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=23&lang=pt. Acesso em 02/02/2015.

Elia Neto, A, & Shintaku. (2009). Usos e reusos de água e geração de efluentes. Manual de Conservação e reuso de água na Agroindústria Sucroenergética. Agência Nacional de Águas; Federação das Indústrias do estado de São Paulo; União da Indústria da cana de açúcar; Centro de Tecnologia Canavieira. Cap. 5, p. 69 – 176. Brasília.

Frezatti, F. (2008). Gestão da viabilidade econômico-financeira dos projetos de investimento. São Paulo: Atlas.

Georges, M. R. R. (2010). Modelagem dos processos de negócio e especificação de um sistema de controle da produção na indústria de auto-adesivos. JISTEM Journal of Information Systems Technology Management, 7(3).

Gil, A. C. (2009). Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas.

Gil, A.C. (2011). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas.

Gonçales Filho, M. (2016). Aplicação de princípios e ferramentas do Lean Manufacturing na recepção da cana-de-açúcar em usina sucroenergética. Editora Equilíbrio, 1ª edição.

Groppelli, A. (2009). Administração financeira. São Paulo. Saraiva.

Günther, H. (2006). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201-210.

Henriques Z. S., Sacomano Neto M., Camargo S. H. R. V., Giuliani A. C., & Farah O. L. (2012). Estratégias de inovação das empresas metalúrgicas no setor sucroalcooleiro de Piracicaba. NMR - (2), 92-111. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79112

IEA. Informações Estatísticas da Agricultura. Anuário IEA.

Martins, R. A. (2010). Abordagens quantitativa e qualitativa: metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Paulo Augusto Cauchick Miguel (organizador). Rio de Janeiro, Campus/Elsevier, cap. 3, p. 45-61.

Martins, R. S., Rebechi D., Prati C. A., & Conte H. (2005). Decisões estratégicas na logística do agronegócio: compensação de custos transporte-armazenagem para a soja no Estado do Paraná. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, 9(1).

Miguel, P. A. C. (2007). Estudo de caso na engenharia de produção: Estruturação e recomendações para sua condução. Production, 17(1), 216-229.

Moraes M. F., Bastos G. Q., Anunciação Filho, C. J., Melo L. J. O. T., & Reis O. V. (2010). Agroindustrial evaluation and genetic parameters of sugarcane progenies at the initial phase in a sugarcane plantation zone of north coast of Pernambuco. Ciênc. agrotec., vol.34(5). http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542010000500002

Omena, S. P. F., Callado, N. H., Pedrosa, V. A., Pimentel, I. M. C., Menezes, A. C., Torquato Jr., H., Lopes, J.C., & Silva, J.B. (2004). Melhoria da qualidade ambiental, por meio da recirculação de água de limpeza da cana na indústria sucro-alcooleira. VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.

Piacente F. J. (2005). Agroindústria canavieira e o sistema de gestão ambiental: o caso das usinas localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Instituto de Economia. Programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico.

Prodanov C. C., & Freitas E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa – 2ª edição, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul – ASPEUR Universidade Feevale.

Qualis Capes. Classificação dos periódicos. Disponível em: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam. Acesso em 27/05/2014.

Rodrigues A. M., Rebelato M. G., Paixão R. B. S., & Zeviani C. H. (2014). Gestão ambiental no setor sucroenergético: uma análise comparativa. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, SP. Revista Produção Online, 14(4), 1481-1510.

Samanez, C. P. (2002). Matemática financeira: aplicações à análise de investimentos. São Paulo: Prentice Hall.

SBA. Açúcar, Álcool e Subprodutos; 13º Seminário Brasileiro Agroindustrial; STAB. CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, Ribeirão Preto, out 2012. Suleiman Hassuani, Disponível em: http://www.stab.org.br/13_sba_palestras/06_STAB_2012_Suleiman.pdf. Acesso em 30/12/2014.

Schein, E. H. (1999). Corporate Culture Survival Guide, San Francisco: Jossey-Bass.

Stab – Açúcar, Álcool e Subprodutos. Disponível em: http://www.stab.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=44. Acesso em: 02/10/2014

Unica. Disponível em: http://www.unica.com.br/unica. Acesso em 29/09/2014.

Versteg, S., Theis, V., & Schreiber, D. (2017). Contabilidade de custos na gestão de projetos de construção de longo prazo. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, p. 288-312. Doi: 10.15675/gepros.v12i3.1725

Womack, J. P., & Jones, D. T. (1998). Lean Thinking: Banish Waste and Creat the Wealth in Your Corporation. New York: Simon and Schuster, p.165-208.

Publicado

20.06.2020

Como Citar

Gonçales Filho, M., Delboni, C., Silva, R. G. da, & Campos, F. C. de. (2020). Viabilidade econômica da limpeza a seco da cana-de-acuçar. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(4), 25–40. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30340

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>