AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL
THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
Palavras-chave:
Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.Resumo
As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisada
Downloads
Referências
Boyce, A.S., Nieminen, L., Gillespie, M. A., Ryan, A. M., & Denison, D. R. (2015). Which comes first, organizational culture or performance? A longitudinal study of causal priority with automobile dealerships. Journal of Organizational Behavior, 36(1), 339-359. doi:10.1002/job.1985
Forza, C. (2020). Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, 22(2), 152-194. doi:10.1108/01443570210414310
Guerra, O. & Teixeira F. (2010). A sobrevivência das pequenas empresas no desenvolvimento capitalista. Revista de Economia Política, 30(1), 124-139. doi: 10.1590/S0101-31572010000100008
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Hair, Jr. J. F., Celsi, M. W., Ortinau, D. J., & Bush, R. P. (2013). Essentials of marketing research. 3rd ed. New York, McGraw-Hill.
Hofstede, G. (1980). Motivation, leadership and organization: do American theories apply abroad. Organizational Dynamics, 9 (1), 42-63, 1980.
Hofstede, G. H. (2001). Culture’s consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations. Thousand Oaks: Sage Publications.
Hofstede, G. H., Hofstede, G. J., & Minkov, M. (2010). Cultures and organizations: software of the mind: intellectual cooperation and its importance for survival. New York: McGraw-Hill.
Hofstede Insights. Compare countries. 2019. Recuperado em: https://www.hofstede-insights.com/product/compare-countries/. Acesso em: 5 abril de 2019.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil 2001. Rio de Janeiro, 2003. Recuperado em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv1898.pdf Acesso em: 15 maio 2019.
Kroeber, A.L., & Kluckhohn, C. (1952). Culture: a critical review of concepts and definitions. Massachusetts: Cambridge, 1952.
Schein, E. H. (2004). Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2017). Relatório: Perfil da ME e da EPP, 2017. Recuperado: em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal Sebrae/Estudos e Pesquisas/Participacao das micro e pequenas empresas.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2016). Análise do CAGED: Admissões nos pequenos negócio em 2016, por faixa etária. Recuperado: em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/0472e551bdb300d9b10cd68db392cf41/$File/7583.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.