Influência da liderança no “turnover” de equipe da área de projetos – Rio De Janeiro-Brasil

Autores

  • Sérgio Henrique Pereira Rodrigues Silva Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo - PECEGE-ESALQ-USP
  • Manoel Gonçales Filho Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo - PECEGE-ESALQ-USP

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.35026

Palavras-chave:

Liderança; Estilos de liderança; Perfil de liderança

Resumo

Este artigo apresenta os estilos de lideranças aplicados na equipe de projetos por uma empresa de mineração sob o ponto de vista dos ex-colaboradores, e compara-los com recomendações identificadas na literatura. Para coletar as informações utilizou-se do banco de dados do Google Acadêmico e da base de dados do PECEGE-ESALQ-USP na qual encontrou-se uma série de documentos científicos que embasaram o estudo de caso único realizado com seis ex-colaboradores da empresa em estudo. Foi por meio de questionário com perguntas abertas e entrevistas semiestruturadas que as informações do campo foram coletadas e analisadas para serem comparadas com a bibliografia relacionada. O objetivo deste trabalho está em verificar os estilos de liderança presentes na área de engenharia de projetos e a partir dos resultados sugerir um estilo de liderança para a empresa. Os principais estilos empregados na organização em estudo são: autoritário, liberal, democrático e situacional. Os estudos apontam, principalmente, uma ausência de valorização individual e um ambiente de trabalho com possibilidades de apresentar melhores resultados. Contudo, a principal e real contribuição deste trabalho é propor os estilos situacional, democrático e transformacional, como sendo os mais eficientes para a área de engenharia de projetos de uma empresa de mineração situada no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Henrique Pereira Rodrigues Silva, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo - PECEGE-ESALQ-USP

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense(2012), especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Eletrônica pela Escola Técnica Pandiá Calógeras(2004). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção.

Manoel Gonçales Filho, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo - PECEGE-ESALQ-USP

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) (2015) [Bolsa de mestrado integral 40 horas pela Ministério da Educação e Ciência (CAPES)]. Doutorando em Administração pela UNIMEP [Bolsa de doutorado integral 40 horas pela CAPES (em andamento 2017-2020). Administrador de Empresas graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) (2002). Possui duas pós graduações LATU SENSU: Especialização em Gestão de Pessoas pela UNIMEP (2004) e MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2006). É professor titular na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e no Centro Universitário Salesiano Dom Bosco (UNISAL), nas áreas da Administração, Contabilidade e Economia. É autor de três livros na área da Administração da Produção e de mais de 50 artigos científicos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. GONÇALES FILHO, M. O interesse de pesquisa está no desenvolvimento da filosofia do Pensamento Enxuto (PE) e nas Práticas Sustentáveis: Econômicas, Ambientais e Sociais. Produção mais Limpa, Administração Geral, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, Inovação e Análise da Viabilidade Econômica Financeira de Investimentos.

Referências

Bass, B., & Avolio, B. (1999). Training full range leadership; A resource guide for training with the MLQ. California, EUA.

Byham, W. C, Andrey B. S., & Matthew, J. P. (2003). Formando Líderes – Como Identificar, Desenvolver e Reter Talentos de Liderança, Pearson Education do Brasil.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da Administração. 7ed. Elsevier, São Paulo, SP, Brasil.

Chiavenato, I. (2005) Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 6ª reimpressão, Elsevier- Campos, Rio de Janeiro.

Fernandes. (2015). Conhecer os diferentes estilos de liderança. Recuperado de https://www.rhportal.com.br/artigos-rh

Gil, A.C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Gil, A.C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Hersey, P., Blanchard, K. (2007). Management of organizational behavior. 5ed. Prentice-Hall, Englewood Cliffs, NJ, EUA.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. 5ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Maxwell, J. C. (2011). O Líder 360°. Vida Melhor.

Maxwell, J. C. (2015). Liderando para o sucesso. Vida Melhor.

Miguel, P. A. C. (2007). Case research in production engineering: structure and recommendations for its conduction. Gestão & Produção 17(1): 216–229.

Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis. Sage Publications.

Narciso, V. (2018). Recuperado de www.sbcoaching.com.br/blog/estilos-de-lideranca

Newton, E. (2011). O Gestor de Projetos. 2ed. Pearson Education do Brasil, São Paulo, SP, Brasil.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ed. Editora Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2003). Metodologia da pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Teoria e prática. 3ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Robison, J. (2008). Turning Around Employee Turnover. Recuperado de https://news.gallup.com/businessjournal/106912/turning-around-your-turnover-problem.aspx

Sigaki, C. (2020)., Ser líder nunca foi tão importante — e tão difícil. Recuperado de https://gptw.com.br/conteudo/artigos/ser-lider-nunca-foi-tao-importante

Wright, P. L. (2011). Administração estratégica conceitos. Ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Yukl, G. (2010). How Leaders Influence Organizational Effectiveness. The Leadership Quarterly 19: 708-722.

Zanelli, J. C., Borges-Andrade, J. E., & Bastos, A. V. B. (2014). Psicologia, organizações e Trabalho no Brasil. 2ed. Artmed, Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

18.06.2021

Como Citar

Silva, S. H. P. R., & Gonçales Filho, M. (2021). Influência da liderança no “turnover” de equipe da área de projetos – Rio De Janeiro-Brasil. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(2), 143–154. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.35026

Edição

Seção

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>