Percepção dos alunos de engenharia sobre o ensino remoto emergencial: uma proposta híbrida

Autores

  • Lorena Mazia Enami Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia de Produção
  • Bruna Gonçalves de Souza Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia Química https://orcid.org/0000-0003-1778-0018

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42740

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Ensino híbrido, Engenharias

Resumo

O presente artigo relata a percepção dos alunos dos cursos de engenharia ofertados por um dos campi de uma universidade, cuja sede é localizada no Norte do Paraná, quanto ao aprendizado e oportunidades nas modalidades de ensino presencial e remoto. Para a obtenção dos dados a serem analisados, foi realizado um estudo de caso exploratório e descritivo, com abordagem quantitativo-qualitativa, utilizando como técnica de coleta dos dados a aplicação de um questionário on-line. Concluiu-se que há a tendência por parte dos alunos em apoiar uma proposta de ensino híbrido, visto que aproximadamente 54,6% dos estudantes acreditam que essa modalidade é igual ou superior ao ensino presencial. Isso acontece, dado as vantagens e/ou desvantagens em ambos os tipos de ensino, como mais tempo de estudo no ensino presencial e mais oportunidades de fontes de renda no ensino remoto emergencial, que podem ser balanceados em uma metodologia híbrida. A título comparativo, 80,4% dos alunos acreditam que aprendem mais no ensino presencial, contra 19,6% do ensino remoto.  

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

Enami, L. M., & Souza, B. G. de. (2023). Percepção dos alunos de engenharia sobre o ensino remoto emergencial: uma proposta híbrida. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(5), 144–153. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42740

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO