A qualidade dos serviços da BlaBlaCar percebida por suas usuárias
Palavras-chave:
Economia do compartilhamento, brasileiras, serviços, transporte, turismoResumo
Este estudo de caso tem o propósito de identificar a qualidade dos serviços ofertados pela empresa/aplicativo de compartilhamento de caronas, BlaBlaCar, a partir da perspectiva de brasileiras. A pesquisa ainda aborda a mulher que viaja sozinha, a economia do compartilhamento e busca identificar a percepção de confiabilidade nas caronas. Para analisar a percepção das usuárias brasileiras da BlaBlaCar sobre a qualidade dos serviços, foi adotada uma pesquisa de natureza documental, sendo o Conteúdo Gerado pelo Usuário a fonte de dados primária. Foram analisados 300 comentários postados durante os meses de janeiro a março de 2020, no aplicativo da empresa na plataforma digital Google Play e a coleta de dados foi realizada em julho de 2021. Os resultados demonstraram que, apesar de problemas de funcionamento do aplicativo em si, as usuárias aprovam a qualidade dos serviços de carona da empresa, sendo esse mais uma possibilidade de deslocamento e uso da economia do compartilhamento para mulheres que viajam sozinhas
Downloads
Referências
Antonioli, F. (2015). Viagens no feminino: gênero, turismo e transnacionalidade. 147f. Dissertação – Antropologia Social, UNICAMP, Campinas.
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BBC - British Broadcasting Corporation. (2019). Uber registra quase 6 mil denúncias de abuso sexual em dois anos nos EUA. BBC News, 06 dez. 2019.
Blablacar. [Site institucional]. (2020). Recuperado de https://www.blablacar.com.br/
Bostman, R. & Rogers, R. (2011). O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo. Bookman Editora.
Fontoura, N. O., Rezende, M. T., & Querino, A. C. (2020). Beijing +20: avanços e desafios no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed.
Krumm, J., Davies, N., & Narayanaswami, C. (2008). User-Generated Content. IEEE Pervasive Computing, 7(4), 10-11. https://doi.org/10.1109/MPRV.2008.85
Muniz, L. M. & Santos, C. A. F. (2019). Turismo e Conteúdo Gerado pelo Usuário: uma análise sobre o comportamento do consumidor na internet por meio de comentários de viagens online. Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), 23(1), 65-80.
Pinto, A., Nunes, S. M., & Fazenda, R. (2014). Um estudo sobre a influência do gênero em funções tradicionalmente masculinas e femininas. International Journal on Working Conditions, 7, 17-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.