AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930
UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
Palabras clave:
INES, Representação do INES, Cartas de pais de surdos, Linguística Sistêmico-FuncionalResumen
Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.
Descargas
Citas
CRUZ, O. M. de S. S; MORAIS, F. B. C. Elaboração de Material Didático de Língua Portuguesa como L2 para Alunos Surdos do Curso de Pedagogia: Desafios e Possibilidades. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Abril 2017 v. 2 n. 2. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/educationproceedings/clafpl2016/008.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CRUZ, O. M. S. S. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF. DELTA, São Paulo, n. 34.1, p 205-234, 2018.
CRUZ, O. M. S. S.; MENDONÇA, A.; DIAS, M.; MARTINS, M.; O passado tem história: análise sistêmico-funcional da carta de Huet para a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Interletras, v. 08, n. 29, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2014.
MORAIS, F. B. C. A representação das mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
MORAIS, F. B. C. Variação de usos do clítico ‘se’ na comunidade acadêmica: um estudo descritivo com base na Linguística Sistêmico-Funcional. Cadernos de Linguagem & Sociedade, v. 22, 2016.
MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. de S. S. A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como Segunda Língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2017.
ROCHA, S. A história da Educação de Surdos no Brasil. Rio de Janeiro: INES, 2014.
SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.