Sobre a Revista

A Revista Farol é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Espírito Santo. Como periódico da área de Artes, esta revista apresenta-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea, História da Arte e pesquisas relacionadas a esses campos.

Anúncios

Chamada de trabalhos. Dossiê: Derivas, resistências e artes no Antropoceno

16-08-2024

O fulcro desta chamada reside na percepção de um processo global de instabilidade que afeta diversas áreas da vivência e da ação social, humana e não-humana. Ao pensarmos em uma dinâmica de desconstrução da época do Antropoceno estamos a fomentar uma compreensão mais abrangente em torno de processos de (re)construção identitários individuais e coletivos. Isso inclui aspetos como o ecofeminismo, ecossistemas multidimensionais, migrações, colonialismo e pensamento decolonial, alterações climáticas, extrativismos, entre outros. Tais debates envolvem toda uma diversidade de dinâmicas que têm, nas artes, o seu foco de expressão mais perene e refundador. Assim, propomos derivas e resistências artísticas sobre o Antropoceno que resultem da convergência, da comunicação e da troca nas áreas da sociologia, da antropologia, da economia da cultura, dos estudos culturais, dos estudos urbanos, da educação artística, das humanidades, da arquitetura, da história de arte, entre outras.

Data limite para envio de trabalhos: 20/10/2024

Verifique nossas normas para envios em: Diretrizes para Autores.

Utilize o nosso modelo de documento.

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos. Dossiê: Derivas, resistências e artes no Antropoceno

Edição Atual

v. 20 n. 30 (2024)
Capa da edição de número trinta. Detalhe de pintura a óleo com fortes pinceladas em azul na parte inferior e branco na superior. Sobre o azul, letras formam palavras indistintas.

Em homenagem aos 30 anos do Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte, a Revista Farol reúne, na seção temática desta edição, textos de artistas, professores e pesquisadores que se debruçam sobre temas e questões contemporâneas para a arte e seu ensino.

Questões de gênero, raça, classe, diversidade atravessaram os debates realizados no XV Seminário Capixaba sobre o ensino da arte cuja temática “Diálogos Urgentes” trouxe à tona a necessidade de refletirmos e propormos novas práticas educativas em arte não só em termos metodológicos mas também epistemológicos.

Publicado: 27-08-2024

Edição completa

Seção Temática

Artigos

Traduções

Ver Todas as Edições