v. 1 n. 19 (2024): Dossiê Temático: Currículo, Culturas e Conhecimentos Científicos Africanos e de seus Afrodiaspóricos no ensino na Educação Básica

					Visualizar v. 1 n. 19 (2024): Dossiê Temático: Currículo, Culturas e Conhecimentos Científicos Africanos e de seus Afrodiaspóricos no ensino na Educação Básica
Publicado: 09-08-2024

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Carlos Luis Pereira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.45442

Artigos

  • Literatura afro-brasileira e a afirmação da identidade cultural e étnicas de alunos negros dos anos iniciais do ensino fundamental de Linhares-ES

    Poliana Bernabé Leonardeli, Anna Victória Gonçalves de Castro, Carolina Lemos Meireles
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.42699
  • Jogos Africanos na Educação Matemática Uma abordagem cultural e contextualizada com o Mancala

    Marinete Santana Wutke Welmer
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.42876
  • O ensino de química e as questões étnico-raciais conteúdos de ensino na perspectiva com a lei nº 10.639/03 no ensino médio

    Carla da Silva Meireles, Eloara de Jesus Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43004
  • Práxis extensionista e afrofuturismo relato de experiência do círculo de leitura na casa das artes em Londrina/PR

    Maíra Mascarenhas Torres Peixoto Cunha, Ana Carolina de Paula Lima, Ana Beatriz Pavilhão Boscariol , Ana Carolina Ribeiro Ruzycki, Ursula Boreal Lopes Brevilheri, Fabio Lanza
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43023
  • O ensino de matemática por meio da fabricação do beiju

    Joelson dos Santos Silva
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43039
  • 20 anos da lei 10.639/2003 e pesquisas na educação física escolar na Bahia

    Tawan Ricardo De Jesus Silva, Adricia Santos da silva, Gislene Pereira Santos, Samara Almeida Costa, Vitor Cardoso Lima, Carlos Luis Pereira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43046
  • Contribuições da história da matemática africana no ensino de matemática na educação básica

    Marinete Santana Wutke Welmer, Carlos Luís Pereira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43594
  • Educação das Relações Étnico-Raciais no cotidiano de uma escola municipal em Macapá- AP

    Betel Pereira de Castro, Eugenia da Luz Silva Foster, Elivaldo Serrão Custódio
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43743
  • A política de promoção da igualdade racial do município de Senador Canedo (GO) e a efetivação da lei 10.639/03

    Vania Gomes Bandeira, Jaqueline Pereira de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43771
  • Biografias de mulheres afro-brasileiras e indígenas em práticas pedagógicas antirracistas Relato de Experiência

    Helânia Thomazine Porto, Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43748
  • Educação matemática antirracista e decolonial nos anos iniciais do ensino fundamental o jogo africano de mancala awelé

    José Áureo Soares de Jesus, Carlos Luis Pereira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43770
  • Relações entre Candomblé e ensino nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica uma análise de pesquisas científicas

    Felipe Dias Santana, Hellen dos Santos Silva, Zulma Elizabete de Freitas Madruga Madruga
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43843
  • Intercâmbio Cultural usos e aplicações da Lei 10.639/03 e do Caderno da Gestão Escolar Para Equidade na promoção de uma escola antirracista

    Ciro Lins Silva, Giselly Rezende Vieira, Jailson Maurício Pinto, Neiva Méria Rodrigues Passos
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43044
  • O papel da lei 10.639/03 na formação da consciência histórica aos alunos da educação básica o impacto da invisibilização do povo Mbundu de Angola nos livros didáticos do ensino fundamental

    Abel Calombo Quijila
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43034
  • “Então, qual Brasil é esse que nos ensinam na escola?” construindo um outro Brasil a partir de escritores negros e indígenas no Ensino Médio.

    Wheber Mendes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43051
  • Capoeira escolar e a lei 10.639/2003 saberes socioculturais africanos e afrodiaspóricos no ensino na educação básica

    Carlos Luis Pereira, Lucas Souza Brites, Hiosney Gerônimo Farias da Silva, Ceciliano Souza Rocha, Sildemar Estevão Venâncio, Neli Regina Corrêa Venâncio
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43045
  • Cabelo e Empoderamento uma proposta didático-pedagógica para a descolonização das Ciências da Natureza no ensino na Educação Básica

    Ronaldo Augusto De Souza Santos, Débora Pereira Araújo , Carlos Luis Pereira , Gilmene Bianco
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43772