Impactos das violências raciais no desenvolvimento cognitivo

o epistemicídio e o racismo científico

Autores

  • Stéfani Martins Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcelo Loureiro Ucelli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Rabello Laignier Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luciana de Cassia Nunes Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_2.48422

Palavras-chave:

Racismo, Desenvolvimento cognitivo, Inteligência, Memória, Psicologia

Resumo

Introdução: As relações raciais permeiam diversas dimensões da vida social e influenciam profundamente o desenvolvimento cognitivo. Este estudo insere-se em um campo teórico que questiona a produção e a distribuição do conhecimento. Objetivo: Analisar os impactos das violências raciais no desenvolvimento cognitivo, com base nos conceitos de epistemicídio e cognição inventiva, explorando como as dinâmicas de exclusão racial influenciam a memória, a inteligência e os processos de aprendizagem. Métodos: A metodologia adotada foi uma reflexão crítica, ancorada na análise de obras teóricas e na revisão da literatura científica, que revelou uma omissão acadêmica sobre o tema. Resultados: Fundamentado nas perspectivas de Sueli Carneiro, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Virgínia Kastrup, o artigo identifica lacunas na literatura acadêmica brasileira quanto à relação entre racismo e desenvolvimento cognitivo, destacando a ausência de abordagens que conectem diretamente as dinâmicas raciais aos processos mentais. A pesquisa aponta que ambientes violentos e excludentes podem comprometer o desenvolvimento intelectual e emocional, limitando a construção de estratégias adaptativas e reforçando dinâmicas de exclusão social e acadêmica. Ao mesmo tempo, enfatiza o potencial de resistência cognitiva, no qual indivíduos e comunidades criam epistemologias e narrativas que desafiam as estruturas de poder hegemônicas. Conclusão: O epistemicídio e o racismo científico perpetuam a desvalorização das populações racializadas, reforçando hierarquias intelectuais e apagando saberes alternativos. Em contraponto, sugere-se a adoção de práticas educacionais e epistemológicas que reconheçam a pluralidade cultural e as formas inventivas de cognição como estratégias fundamentais para combater o racismo e promover uma ciência inclusiva.

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Referências

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Publicado

06.05.2025

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Impactos das violências raciais no desenvolvimento cognitivo: o epistemicídio e o racismo científico. RBPS [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 22º de junho de 2025];27(supl_2):158-66. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/48422

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