Impactos das violências raciais no desenvolvimento cognitivo
o epistemicídio e o racismo científico
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_2.48422Palabras clave:
Racismo, Desenvolvimento cognitivo, Inteligência, Memória, PsicologiaResumen
Introdução: As relações raciais permeiam diversas dimensões da vida social e influenciam profundamente o desenvolvimento cognitivo. Este estudo insere-se em um campo teórico que questiona a produção e a distribuição do conhecimento. Objetivo: Analisar os impactos das violências raciais no desenvolvimento cognitivo, com base nos conceitos de epistemicídio e cognição inventiva, explorando como as dinâmicas de exclusão racial influenciam a memória, a inteligência e os processos de aprendizagem. Métodos: A metodologia adotada foi uma reflexão crítica, ancorada na análise de obras teóricas e na revisão da literatura científica, que revelou uma omissão acadêmica sobre o tema. Resultados: Fundamentado nas perspectivas de Sueli Carneiro, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Virgínia Kastrup, o artigo identifica lacunas na literatura acadêmica brasileira quanto à relação entre racismo e desenvolvimento cognitivo, destacando a ausência de abordagens que conectem diretamente as dinâmicas raciais aos processos mentais. A pesquisa aponta que ambientes violentos e excludentes podem comprometer o desenvolvimento intelectual e emocional, limitando a construção de estratégias adaptativas e reforçando dinâmicas de exclusão social e acadêmica. Ao mesmo tempo, enfatiza o potencial de resistência cognitiva, no qual indivíduos e comunidades criam epistemologias e narrativas que desafiam as estruturas de poder hegemônicas. Conclusão: O epistemicídio e o racismo científico perpetuam a desvalorização das populações racializadas, reforçando hierarquias intelectuais e apagando saberes alternativos. Em contraponto, sugere-se a adoção de práticas educacionais e epistemológicas que reconheçam a pluralidade cultural e as formas inventivas de cognição como estratégias fundamentais para combater o racismo e promover uma ciência inclusiva.
Descargas
Referencias
Carneiro S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar; 2023.
Piaget J. A psicologia da inteligência. São Paulo: Martins Fontes; 1998.
Kastrup V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica; 2007.
Piaget J. O nascimento da inteligência na criança. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC; 2024. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521638940/.
Reynolds M. Reflection and critical reflection in management learning. Manag Learn. 1998;29(2):183–200. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1350507698292004.
Vigotski LS. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Vigotski LS, Luria AR, Leontiev NA. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone; 2010. p. 102–17.
Raozzi A, Souza EP. Repensando a inteligência. Paideia (Ribeirão Preto). 2013;23(55):59–68. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/BpmxTfgcLhgc8zRrbZ3CkDk/.
Garay DL. Aportaciones del racismo científico al concepto de “inteligencia”: implicaciones para la investigación educativa en Puerto Rico. REDUCA. 2010;25:115–35. Disponível em: https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/article/view/13538.
Maio MC. Dimensões das violências: desafios teóricos e políticos. Varia Hist. 2022;38(77):21–44. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/X5CvGxCDL6cwG3cXmYHpbGj/.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La RBPS adopta la licencia CC-BY-NC 4.0, lo que significa que los autores mantienen los derechos de autor de sus trabajos presentados a la revista.
- Los autores deben declarar que su contribución es un manuscrito original, que no ha sido publicado previamente y que no está en proceso de evaluación en otra revista simultáneamente.
- Al presentar el manuscrito, los autores conceden a la RBPS el derecho exclusivo de primera publicación, sujeto a revisión por pares.
Derechos de los autores:
Los autores pueden firmar contratos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión publicada por la RBPS (por ejemplo, en repositorios institucionales o como capítulos de libros), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RBPS. Además, se anima a los autores a poner su trabajo a disposición en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en sus páginas personales) tras la publicación inicial en la revista, citando debidamente la autoría y la publicación original.
Derechos de los lectores bajo la licencia CC-BY-NC 4.0:
- Compartir: Copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar: Mezclar, transformar y construir a partir del material.
Condiciones de la licencia:
- Atribución: Debe otorgarse el crédito adecuado, incluir un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios.
- No Comercial: No se puede usar el material con fines comerciales.
- Sin restricciones adicionales: No se pueden aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan lo que la licencia permite.