De bustos a retratos
os Doze Césares para além de doze faces
DOI:
https://doi.org/10.29327/2345891.23.23-13Palavras-chave:
Antiguidade romana, A Vida dos Doze Césares, Imagens do poderResumo
As imagens fazem parte da comunicação humana muito antes da invenção da escrita. A construção de um discurso imagético delineia camadas de significados, de sentidos e identificação. Logo, a imagem consegue estabelecer redes de comunicação a partir de seu contexto produtivo e temporalidade, mas também através da reinterpretação e releitura em outros ambientes e conjunturas que pode adicionar novas camadas. Dessa forma, o livro "Doze Césares: imagens de poder do mundo antigo ao moderno" - objeto desta resenha - aborda as diferentes interpretrações e releituras produzidas sobre os Doze Césares, a família e o sistema imperial, compreendendo assim seus usos e interlocuções com outras temporalidades, que por meio dessas imagens buscavam elaborar formas discursivas alinhadas com interesses específicos.
Downloads
Referências
BEARD, M. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo: Planeta do Brasil, 2017.
FAVERSANI, F. Tirano, louco e incendiário: BolsoNero. Análise da constituição da assimilação entre o Presidente da República do Brasil e o Imperador Romano como allelopoiesis. História da Historiografia, v. 13, n. 33, p. 375-395, 2020.
HAUSTEINER, E. M.; HUHNHOLZ, S.; WALTER, M. Imperial interpretations: the imperium romanum as a category of political reflexion. Mediterraneo antico, v. 13, n. 1-2, p. 11-16, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Henrique Carminati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação pela revista, com os devidos créditos.
d. Os textos da revista estão licenciados com uma Licença CC BY 4.0 Deed Atribuição 4.0 Internacional (CC BY).