Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil

Autores

  • Renata Senna Garraffoni

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i2.7418

Palavras-chave:

Estudos Clássicos no Brasil, Arqueologia Clássica, Teoria pós-colonial

Resumo

Nas últimas duas décadas os Estudos Clássicos no Brasil tem encarado muitas mudanças. Embora haja um aumento nos estudos de grego e latim em diferentes universidades públicas brasileiras, melhorando sensivelmente a qualidade das pesquisas sobre a história greco-romana no país, o estudo da cultura material e Arqueologia ainda estão legadas a um segundo plano. Nesse sentido, a presente reflexão tem por objetivo discutir o ensino de História Antiga no Brasil e propor novas possibilidades de se pensar a História greco-romana a partir da teoria pós‑colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARLAN, C. U. O Museu Histórico Nacional e as moedas de Constantino I. História Revista (UFG), v. 12, p. 177-403, 2008.

CARLAN, C. U. Poder, imagem e Arqueologia: a iconografia monetária e o exército romano. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 6, p. 7-14, 2007.

CARLAN, C. U. Numismática/Documento/Arqueologia: a cultura material e o ensino da História. Cadernos de história (UFU), v. 1, p. 5-28, 2006a.

CARLAN, C. U. Numismática: “lendo” a moeda como fonte histórica. Um documento alternativo. Revista eletrônica História e História, 2006b.

FEITOSA, L. C. Amor e sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompéia. São Paulo: Annablume, 2005.

FUNARI, P. P. A. Brasileiros e romanos: colonialismo, identidades e o papel da cultura material. In: CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. de O. (Org.). Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Fortiu, 2008, p. 179-186.

FUNARI, P. P. A. A renovação da História Antiga. In: KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula – conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2006, p. 95-108.

FUNARI, P. P. A. Class interests in Brazilian archaeology. International Journal of Historical Archaeology 6, 3, p. 209-216, 2002.

FUNARI, P. P. A. Brazilian archaeology, a reappraisal. In: POLITIS, G.; ALBERTI, B. (Ed.). Archaeology in Latin America. London: Routledge, 1999a, p. 17-37.

FUNARI, P. P. A. Algumas contribuições do estudo da cultura material para a discussão da História da colonização da América do Sul. Tempos Históricos, n. 1, p. 11-44, 1999b.

FUNARI, P.P.A. European archaeology and two Brazilian offspring: classical archaeology and art history. Journal of European Archaeology, 5, 2, p. 137-148, 1997.

FUNARI, P. P. A. Rescuing ordinary people’s culture: museums, material culture and education in Brazil. In: STONE, P. G.; MOLINEAUX, B. L. (Ed.). The Presented Past, Heritage, museums and education. London: Routledge, 1994, p. 120-136.

FUNARI, P. P. A. A vida popular na Antiguidade Clássica. São Paulo: Contexto, 1989.

FUNARI, P. P. A. Cultura(s) dominante(s) e cultura(s) subalterna(s) em Pompéia: da vertical da cidade ao horizonte do possível. Revista Brasileira de História, n. 7, v.13, p. 33-48, 1986.

GARRAFFONI, R. S.; FUNARI, P. P. A.; PINTO, R. O estudo da Antiguidade no Brasil: as contribuições das discussões teóricas recentes. In: HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo: Annablume, 2010, p. 09 25.

HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo: Annablume, 2010.

HINGLEY, R. Imagens de Roma: uma perspectiva inglesa. Tradução de Renata Senna Garraffoni e revisão de Pedro Paulo A. Funari. In: FUNARI, P. P. A. (Org.) Repensando o Mundo Antigo. Campinas, IFCH-UNICAMP, Coleção Textos Didáticos n. 47, março de 2002.

HINGLEY, R. (Org.). Images of Rome: perceptions of Ancient Rome in Europe and the United States in the Modern Age. Journal of Roman Archaeology, Supplementary Series 44, 2001.

HINGLEY, R. Roman officers and English gentlemen – the imperial origins of Roman Archaeology. London: Routledge, 2000.

HINGLEY, R. The “legacy” of Rome: the rise, decline and fall of the theory of Romanization. In: WEBSTER, J.; COOPER, N. (Org.). Roman Imperialism: post colonial perspectives. Leicester: University of Leicester Press, 1996, p. 35-48.

HODDER, I. Reading the past – current appoaches to interpretation in Archaeology. Cambridge: CUP, 1999.

HODDER, I. Theory and practice in Archaeology. London: Routledge, 1995.

JONES, S. Historical categories and the praxis of identity: the interpretation of ethnicity in Historical Archaeology. In: FUNARI, P. P. A. et alli (Org.) Historical Archaeology: back from the edge. London: Routledge, 1999, p. 219-232.

JONES, S. The Archaeology of ethnicity: constructing identities in the past and present. London: Routledge, 1997.

LAURENCE, R. The uneasy dialogue between Ancient History and Archaeology. In: Sauer, E.W. (Ed.) Archaeology and ancient history: breaking down the boundaries. London: Routledge, 2004, p. 99-113.

SETTIS, S. The future of the “classical”. Cambridge: Polity Press, 2006.

SHANKS M.; TILLEY, C. Re-constructing Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

SHANKS, M.; HODDER, I. Processual, postprocessual and interpretatives archaeologies. In: WHITLEY, D. S. (Org.) Reader in archaeological theory: post processual and cognitive approaches. London: Routledge, 1998, p. 69-94.

TRIGGER, B. G. A History of Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

UCKO, P. Archaeological interpretation in a world context. In: UCKO, P. Theory in Archaeology: a world perspective. London: Routledge, 1995, p. 1-27.

WEEDON, C.; JORDAN, G. Cultural Politics: class, gender, race, and the postmodern world. Malden: Blackwell publishers, 1995.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

GARRAFFONI, Renata Senna. Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 2, p. 219–230, 2013. DOI: 10.17648/rom.v0i2.7418. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7418. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema livre