Sobre a Revista

A Simbiótica é um periódico acadêmico internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI-UFES) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil. A partir do campo das Ciências Sociais, a Simbiótica busca transitar e inter-relacionar diferentes campos do conhecimento, articulando saberes e vivências científicas, artísticas e culturais em uma perspectiva complexa. 

Aceitamos somente trabalhos inéditos e que não tenham sido submetidos ao processo de seleção em outra revista ou meio de publicação científica. Todos os trabalhos são verificados em software anti-plágio e submetidos à avaliação duplo-cego por pares internos (Conselho Científico) e externos (pareceristas ad hoc).

Publicamos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês. Os interessados podem submeter artigos, ensaios, etnografias, resenhas, entrevistas, ensaios fotográficos, poemas, crônicas e contos.

Leiam nossas publicações.
http://periodicos.ufes.br/simbiotica/about/submissions

Dúvidas serão respondidas pelo e-mail: revistasimbiótica@gmail.com

Notícias

Chamada para publicação de artigos em dossiê

2020-10-04



À Comunidade Acadêmica,

A Simbiótica, periódico internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI-UFES) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (PGCS-UFES), Brasil, vem por meio deste divulgar a chamada pública de trabalhos para o dossiê referente ao ano de 2021/01:

Período de submissão: até o dia 31 de março de 2021.

Data de publicação: julho de 2021.


> English
(pdf - download)

> Spanish
(pdf - download)

Uma nova ordem migratória?
Mobilidades humanas e fronteiras em tempos de crise pandêmica

Convocamos a analisar os impactos da crise sanitária provocada pela pandemia do COVID-19 nos processos migratórios internacionais, intranacionais e nas circulações transfronteiriças. Os desenlaces desta crise em vários países do mundo vêm alterando profundamente as práticas, padrões psicossociais e representações das mobilidades humanas, reconfigurando a articulação entre as migrações e as desigualdades (sociais, económicas, políticas e identitárias). As repercussões desse processo descritas em escala global indicam que estaríamos acompanhando o surgimento de uma nova ordem migratória global. Não sabemos se esta nova etapa será mais restritiva; se os documentos fronteiriços incorporarão tecnologias de controle sanitário/biológico; ou se algumas das perspectivas que associam as migrações aos direitos humanos (atacadas desde 2016, com giro global a extrema-direita) terão novamente incidência nos discursos públicos. Como as comunidades migrantes (nacionais ou internacionais) e transfronteiriças vivenciam este contexto? Como pensar, a partir das ciências sociais, os processos de mobilidade humana num futuro pós-pandêmico?

Aceitaremos artigos (preferentemente aqueles que aportem resultados de pesquisas; não somente textos teóricos), etnografias visuais compostas de até 15 fotografias e 3000 palavras, entrevistas, resenha de livros e poemas.

 Organizadoras:

Drª Maria Cristina Dadalto (PPGCS-UFES, Brasil)

Drª Menara Lube Guizardi (CONICET, Argentina)

 *As contribuições poderão ser enviadas em Português, Espanhol ou Inglês.

Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos em dossiê

Edição Atual

v. 7 n. 2 jan.-jun. (2020): Simbiótica
					Visualizar v. 7 n. 2 jan.-jun. (2020): Simbiótica
Publicado: 2020-09-13

Revista Simbiótica

Conto

Poesia

Ver Todas as Edições