Sobre a Revista

A Revista Farol é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Espírito Santo. Como periódico da área de Artes, esta revista apresenta-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea, História da Arte e pesquisas relacionadas a esses campos.

Notícias

Chamada de trabalhos Farol 22

2020-05-13

Tema geral: Estudos Interartes: mediações entre sistemas naturais e culturais

Data limite da submissão: 12 de junho

Verifique as normas de submissão aqui.

 

Manifestações culturais e artísticas têm refletido de modo cada vez mais intrínseco os avanços operacionais das máquinas algorítmicas projetadas para a automação e simulação de sistemas naturais e sociais. As mediações poéticas e estéticas resultantes desse contexto demonstram um estágio de hibridismo paradoxal, em que a singularidade dos fenômenos capturados a partir dos distintos sistemas naturais ou culturais se sustentam como nós de uma rede de intercâmbios instantâneos e ubíquos entre as suas respectivas complexidades. Com o paradigma informacional e a digitalização, genes e memes, átomos e bits, apresentam-se integrados em circuitos de reciprocidade à medida que compartilham meios de transdução intersemiótica para os seus códigos operacionais e suas potências de afecção.

Pesquisas recentes têm se desdobrado em torno das consequências práticas, teóricas e educacionais dessa ampla conectividade, cibernética e ciborgue. Entre outras linhas de investigação destacam-se: as produções baseadas em sistemas generativos e de inteligência artificial, a mediação informacional de fenômenos naturais complexos, a virtualização da realidade e a fabricação assistida por computadores, as subjetivações e performances telemáticas, as produções colaborativas e multitudinárias das redes sociais, a música ubíqua e a internet das coisas.

Para esta chamada temática, a revista Farol convida a comunidade interessada para submissão de trabalhos correspondentes a resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, visando à seleção e publicação de escritos que versem sobre práticas (inter)artísticas e as reflexões teóricas e críticas correspondentes às noções de mediação e de conexão entre sistemas naturais e culturais. São esperadas contribuições interdisciplinares, relacionadas às áreas de artes visuais, música, design, arquitetura e urbanismo, comunicação e literatura, sem exclusão de trabalhos vinculados a outras áreas de conhecimento que estejam afinados à proposta temática desta convocatória.

 

Como sugestão não excludente, espera-se que as abordagens tragam discussões sobre tópicos tais como:

- software, produção e recepção de obras artísticas e manifestações culturais;

- estética ciborgue, hardware e corpos orgânicos;

- virtualidade e subjetividade nos discursos poéticos e estéticos;

- cotidiano e novas mediações tecnológicas da arte e da cultura.

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos Farol 22

Edição Atual

n. 20 (2019)
Publicado: 2019-06-09

Edição completa

.

Traduções

Ver Todas as Edições