Agricultura familiar e escoamento de produtos agrícolas: a experiência do ramal da sudam (Itacoatiara-AM)

Autores

  • Emilly Felipe de Lima e Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rute Holanda Lopes Alves Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Elizângela de Jesus Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alice Nascimento Teixeira Rocha Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Moises Israel Belchior de Andrade Coelho Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Produtor rural, agricultura familiar, escoamento da produção, Itacoatiara

Resumo

A realidade econômica das famílias brasileiras sempre foi um problema para o país. Por isso, algumas famílias buscam formas alternativas para o sustento familiar, uma das quais é utilizar a agricultura como fonte de renda e forma de sobrevivência. A maioria dessas famílias mora em locais na zona rural e dispõem de terras próprias e adequadas para prática da agricultura, bem como recursos naturais específicos, o que torna a agricultura familiar uma atividade acessível. O presente estudo tem como intuito estudar o processo de escoamento da produção agrícola do Ramal da SUDAM à Feira do Produtor Rural com sede no município de Itacoatiara-AM, analisando as formas de transporte e a cadeia de distribuição entre o produtor agrícola e o feirante. A metodologia para a realização deste estudo está dividida em duas fases: a primeira é a visita ao local de estudo, para identificação de elementos relevantes à pesquisa e busca por mudanças ocorridas durante o tempo estabelecido, e na segunda realiza-se o levantamento de dados acerca dos transportes utilizados, armazenagem e estocagem dos produtos e análise dos parâmetros da distribuição física dos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Felipe de Lima e Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência do Projeto e do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Itacoatiara, gestão de resíduos, planejamento estratégico, produção agrícola e gestão da manutenção de academias.

Elizângela de Jesus Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Administração pela UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA e Mestre em Administração pela FPL -FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO DE MINAS GERAIS. Possui graduação em Administração pela UNIMONTES- Universidade Estadual de Montes Claros (2008). Especialista em Design Instrucional para Educação a Distância pela UNIFEI- Universidade Federal de ItajubáI. Possui experiência como docente na Graduação Presencial dos cursos de Administração, Engenharias, e Cursos Superiores em Tecnologia de Logística, Comércio Exterior e Gestão Portuária e Gestão de Recursos Humanos. Atua também como Docente da Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas.É Professora Autora e Conteudista em EaD das disciplinas para Graduação EaD e Pós Graduação em EaD (Teorias Administrativas, Gestão de Pessoas, RSC e Governança Corporativa). Possui experiência como Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância para Cursos Superiores e na Coordenação da Pós-Graduação em Gestão Pública. Atua na Avaliação de diversos periódicos e seminários no Brasil na área das Ciências Sociais Aplicadas. É credenciada do BASIS/INEP - AVALIADORA DO MEC dos cursos de Graduação de Administração, CST em Processo Gerenciais e áreas correlatas ( Presencial e na Modalidade EaD).

Alice Nascimento Teixeira Rocha, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Engenharia de Produção pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Mestranda em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolveu trabalhos em Engenharia do produto, Extensometria, Instrumentação e Estudo das propriedades mecânicas dos materiais.

Moises Israel Belchior de Andrade Coelho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor/Pesquisador do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM). Membro da Incubadora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICETec), pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação (NETGI) e coordenador do curso de engenharia de produção do ICET (2019-2021). Possui graduação em administração pela Universidade do Estado do Amazonas e mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor e coautor de mais de 100 artigos em eventos científicos e revistas nacionais e internacionais nas áreas de engenharia de produção e gestão. Tem como linhas de pesquisa os seguintes temas: Indicadores de Engenharias, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); Ergonomia e segurança no trabalho; Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, Inovação Tecnológica; e Gestão da Inovação na Amazônia.

Referências

ARAÚJO, R. M. (2012). PPrograma de Aquisição de alimentos (2003-2010): avaliação da implementação pela CONAB no Rio Grande do Norte. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

BAIARDI, A., & ALENCAR, C. (2014). Agricultura familiar, seu interesse acadêmico, sua lógica constitutiva e sua resiliência no Brasil. Rev Econ. Sociol. Rural, 24.

BALLOU, R. (2011). Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas.

CERRADO. (3 de Janeiro de 2017). Fórum Estadão-Logística e infraestrutura no agronegócio. Fonte: Portal Cerrado Rural: http://cerradoeditora.com.br/cerrado/escoamento-de-producao-logistica-brasileira-e-tresvezes-mais-cara-diz-cna/

CONTINI, E., GASQUES, J. G., LEONARDI, R. B., & BASTOS, E. T. (2006). Prijeções do agronegócio no Brasil e no mundo. Revista de política agrícola, 45-56.

FERNANDES, M. (17 de Fevereiro de 2009). Escoamento da produção é um dos grandes problemas do agronegócio. Fonte: Canal Rural: http://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/escoamento-producao-dos-grandesproblemas- agronegocio-44802

GIL, A. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5 ed.). São Paulo: Atlas.

HAMES, D. (2012). Proposta de melhorias no setor de transportes e na logística de distribuição da empreesa Aliança Distribuidora de Alimentos. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí.

LAMARCHE, H. (1993). A agricultura familiar: uma realidade multiforme. Campinas: Editora da Unicamp.

MEGIDO, J. (25 de 09 de 2017). Qual a importância da logística para o agronegócio? Fonte: Canal Rural: http://blogs.canalrural.uol.com.br/agrosuperacao/2017/09/25/363/

MENDES, J., & PADILHA, J. (2007). Agroeócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Prnetice Hall Brasil.

PORTOGENTE. (01 de 01 de 2016). Logística de Transportes. Fonte: Redação Portogente: https://portogente.com.br/portopedia/73441-logistica-de-transportes

REIS, R. (17 de janeiro de 2011). Agricultura Rural. Fonte: Meio ambiente: http;//meioambiente.culturamix.com/agricultura/agriculura-rural

RODRIGUES, P. (2011). Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e a logística internacional. São Paulo: Aduaneiras.

RÚDIO, F. (2002). Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes.

SILVESTRO, M. (2001). Os impasses sociais da sucessão hereditária na agricultura familiar. Florinópolis: Epagri.

STERN, L., EL-ANSARY, A., & COUGHLAN, A. (1996). Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos. São Paulo: Pretice-Hall.

Publicado

17.06.2020

Como Citar

e Lima, E. F. de L., Alves, R. H. L. ., Oliveira, E. de J., Rocha, A. N. T., & Coelho, M. I. B. de A. (2020). Agricultura familiar e escoamento de produtos agrícolas: a experiência do ramal da sudam (Itacoatiara-AM). Brazilian Journal of Production Engineering, 6(4), 12–24. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30047