Mapeamento da implantação do modelo emergente de educação

Autores

  • Marcos Antônio Spinassé Centro Universitário Salesiano, Centro Universitário Salesiano
  • Blasius Silvano Debald Centro Universitário União das Américas de Foz do Iguaçu/PR – UniAmérica

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36249

Palavras-chave:

Modelo educacional, Instituição de ensino superior, Aprendizagem

Resumo

Em vista a necessidade de adoção de procedimentos adequados a implantação de um novo modelo educacional buscou-se a elaboração de um mapeamento descritivo do processo de inserção que já vem ocorrendo nas instituições de ensino superior.

O processo de inserção modelo educacional emergente se configura por meio de um esquema da Instituição de ensino superior como um organismo composto em três dimensões: (1)Sistema de Aprendizagem; (2)Administração e (3)Infraestrutura. Onde, cada uma das três dimensões (1, 2 e 3) seria vista por três prismas: (A)Agentes; (B)Recursos materiais e (C) Processos e apresentas seus elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Spinassé, Centro Universitário Salesiano, Centro Universitário Salesiano

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPG Doutorado Cidades/FAU/UFAL); Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPG Dinâmicas do Espaço Habitado-DEHA/FAU/UFAL); Especialista em Marketing (FGV), Design Estratégico (FEJAL) e Educação Híbrida, Metodologia Ativas e Gestão da Aprendizagem (Uniamérica); Aperfeiçoamento em Docência do Ensino Tecnológico (FAPEC/FAT); Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFAL). Coordena o Inova (Núcleo de Inovação e Empreendedorismo) e o Núcleo de Projetos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Salesiano de Vitória/ES - UniSales. Iniciou as atividades profissionais em 1982. Atuou como jornalista ilustrador, publicitário, designer gráfico, consultor e gerente de marketing. No SEBRAE/AL exerceu as funções de consultor de comunicação e marketing e de gestor do Programa Via Design. Atualmente é professor de pós-graduação/graduação e é consultor independente de arquitetura, urbanismo, design, comunicação e marketing. (Texto informado pelo autor)

Blasius Silvano Debald, Centro Universitário União das Américas de Foz do Iguaçu/PR – UniAmérica

Doutor em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Possui Licenciatura Curta em Geografia e Licenciatura Plena em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1993), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1996), Área Sociocultural e Especializações em Gestão de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Educação Híbrida. Atualmente é docente e Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário União das Américas, Coordenador do Curso de História e integrante da Equipe Editorial da Revista Pleiade da mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, especialmente na utilização de metodologias inovadoras e novo perfil docente. Dedica-se a pesquisa que se articulam com a promoção do protagonismo estudantil, aprendizagem baseada por competência, introdução de metodologias ativas de aprendizagem, mediação docente e formatos avaliativos. Assessora a implementação do currículo por competência e o desenvolvimento de planejamento docente inovador para a prática educativa. Integra a equipe de consultores da UniAmérica que auxilia outras IES em processos de inovação e implementação da aprendizagens ativas, currículos dinâmicos e abertos, além do planejamento que torna o aprendente o protagonista do processo educativo. (Texto informado pelo autor)

Referências

Debald, B. S., & Golfeto, N. V. (2016). Protagonismo Estudantil e Metodologias Ativas de Aprendizagem em Tempos de Transformação na Educação Superior. Pleiade, 10(20): 05-11

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). (org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,

Origem das Palavras. Recuperado de https://origemdapalavra.com.br/pergunta/pergunta-199/

Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2010). Teorias de Aprendizagem: Texto introdutório. POA: UFRS-Instituto de Física, 2010. Recuperado de http://files.pibid-unibr-sao-vicente.webnode.com/200000051-0d0a70e086/Teorias%20de%20aprendizagem.pdf

Rampazzo, L. (2005). Metodologia Científica. Para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Edições Loyola.

Morin, E. (2015). Introdução ao Pensamento Complexo. 5ª Ed. POA: Sulina.

Publicado

22.09.2021

Como Citar

Spinassé, M. A., & Debald, B. S. (2021). Mapeamento da implantação do modelo emergente de educação. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(4), 01–10. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36249

Edição

Seção

Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino supe