Práticas e capacitações pedagógicas de ensino superior com domínio tecnológico: estudo de caso em instituição localizada no interior do estado de São Paulo, BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40954

Palavras-chave:

Metodologias ativas, competências e ferramentas digitais

Resumo

Há uma revolução tecnológica em curso que transformará, sobretudo, o meio como se atua e transmite a informação. Esta pesquisa identifica facilidades e dificuldades dos docentes do ensino superior, de uma instituição de ensino superior em ciência e tecnologia, referente às metodologias ativas e tecnologias para uso em sala de aula. O objetivo é apresentar proposições de melhorias/capacitação de competências, para as novas tecnologias, adequadas aos novos requisitos exigidos pela instituição de ensino. A abordagem é qualitativa e o procedimento técnico é o estudo de caso. Os resultados obtidos com base na experiência prática dos profissionais com conhecimentos e habilidades tecnológicas individuais, embasados pela literatura, mostram que existem domínio e clareza consideráveis. No entanto, são necessárias capacitações customizadas para utilização de tecnologias específicas para as disciplinas entre os cursos oferecidos. Todavia, a contribuição deste trabalho está na apresentação das proposições de melhorias, sendo a utilização de: (i) ferramentas digitais - Quizizz, Kahoot, Pear Deck Mentimeter, Trello, Miro, Mural, Mindmeister, Padlet, Jamboard, Symbaloo, Edmodo Blackboard, Notion, Piktochart, Visme, etc.; (ii) metodologias ativas - na aprendizagem entre times foi identificado menor uso de algumas que conhecem e outras que não utilizam, como: Seminário Socrático, Gamificação, Sala de Aula Invertida e, Ensino Híbrido; (iii) Competências digitais - aperfeiçoar as competências sobre as ferramentas digitais.

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Biografia do Autor

Manoel Gonçales Filho, FATEC SUMARÉ

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) (2021) [Bolsa de doutorado integral 40 horas pelo Ministério da Educação e Ciência (CAPES)]. Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP (2015) [Bolsa de mestrado integral 40 horas pela CAPES]. Administrador de Empresas graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) (2002). Possui duas pós graduações LATU SENSU: Especialização em Gestão de Pessoas pela UNIMEP (2004) e MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2006). É professor titular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza nas áreas da Administração, Contabilidade e Economia, professor orientador de pesquisas científicas e trabalhos de conclusão de curso de MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas do PECEGE-ESALQ-Universidade de São Paulo (USP) e sócio diretor da empresa Acesso - cursos, palestras e assessoria educacional. É autor de seis livros na área da Administração e de mais de duas centena de artigos científicos publicados em revistas / journals e congressos nacionais e internacionais. GONÇALES FILHO, M. O interesse de pesquisa está no desenvolvimento da filosofia do Pensamento Enxuto (PE) e nas Práticas Sustentáveis: Econômicas, Ambientais e Sociais. Produção mais Limpa, Administração Geral, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, Empreendedorismo, Inovação e Análise da Viabilidade Econômico Financeira de Investimentos.

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Publicado

26.06.2023

Como Citar

Queiroz, S. da S., & Gonçales Filho, M. (2023). Práticas e capacitações pedagógicas de ensino superior com domínio tecnológico: estudo de caso em instituição localizada no interior do estado de São Paulo, BR. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(2), 198–209. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40954

Edição

Seção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO