Práticas e capacitações pedagógicas de ensino superior com domínio tecnológico: estudo de caso em instituição localizada no interior do estado de São Paulo, BR
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40954Palavras-chave:
Metodologias ativas, competências e ferramentas digitaisResumo
Há uma revolução tecnológica em curso que transformará, sobretudo, o meio como se atua e transmite a informação. Esta pesquisa identifica facilidades e dificuldades dos docentes do ensino superior, de uma instituição de ensino superior em ciência e tecnologia, referente às metodologias ativas e tecnologias para uso em sala de aula. O objetivo é apresentar proposições de melhorias/capacitação de competências, para as novas tecnologias, adequadas aos novos requisitos exigidos pela instituição de ensino. A abordagem é qualitativa e o procedimento técnico é o estudo de caso. Os resultados obtidos com base na experiência prática dos profissionais com conhecimentos e habilidades tecnológicas individuais, embasados pela literatura, mostram que existem domínio e clareza consideráveis. No entanto, são necessárias capacitações customizadas para utilização de tecnologias específicas para as disciplinas entre os cursos oferecidos. Todavia, a contribuição deste trabalho está na apresentação das proposições de melhorias, sendo a utilização de: (i) ferramentas digitais - Quizizz, Kahoot, Pear Deck Mentimeter, Trello, Miro, Mural, Mindmeister, Padlet, Jamboard, Symbaloo, Edmodo Blackboard, Notion, Piktochart, Visme, etc.; (ii) metodologias ativas - na aprendizagem entre times foi identificado menor uso de algumas que conhecem e outras que não utilizam, como: Seminário Socrático, Gamificação, Sala de Aula Invertida e, Ensino Híbrido; (iii) Competências digitais - aperfeiçoar as competências sobre as ferramentas digitais.
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