Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38146

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Ensino Superior, Bibliometria

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre as publicações que fazem referência ao monitoramento e avaliação da assistência estudantil no Ensino Superior Brasileiro. Foram utilizadas as bases de dados SciELO, Web of Science e Google Acadêmico e feita uma análise bibliométrica e qualitativa sobre os artigos selecionados. Dentre os principais instrumentos e métodos encontrados que se propuseram a avaliar os impactos das ações dos programas de assistência estudantil destacam-se pesquisas do tipo qualitativas e documentais, revisões bibliográficas, pesquisas em bancos de dados, estudos de caso com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo, buscando analisar a percepção dos alunos beneficiados, alunos egressos, e agentes executores dos programas.

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Biografia do Autor

Kathiurcia Montovanelli Cazotti Câmara, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Mestre em Gestão Pública pela Ufes (2021). Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2010) e Especialização pela Ufes (2012) em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. Cursou Licenciatura em Informática (2015) e fez Especialização em Informática na Educação, ambos pelo Ifes. Atualmente é Assistente em Administração na Ufes, Campus Ceunes. (Texto informado pelo autor)

Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Atualmente Supervisora de Campo do Módulo de Caracterização Socioeconômica do PMAP. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES. Pós-Graduada em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública com capacitação para Magistério Superior pela Faculdade Damásio na Unidade de Colatina-ES. Mestra em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES. Pós-Graduada em Geração e Uso de Energia pela Faculdade Descomplica EAD. Destaque em produções textuais e atividades de pesquisa sobre Identificação e Caracterização de Potencialidade Social Econômica e Ambiental; Método de tomada de decisão com multicritérios - AHP; Atividade Pesqueira; Eficiência Energética e Energia Eólica. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Randow de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES

Atualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento, citemos por exemplo, os projetos: Produção de biomassa microalgal e extração de bio-óleo; Chamada CNPq/VALE 05/2012 -Forma-Engenharia; Chamada Pública MCTI/CNPq/SPMPR/Petrobrás 18/2013 - Meninas e Jovens/FAPES; Estudo de viabilidade econômica da pirólise de casca de macadamia, dentre outros.

Isabel Matos Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2009), e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016); especialização latu sensu em psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2000), especialista em Infância e Educação Inclusiva pela UFES (2006). Professora na Faculdade Vale do Cricaré, no período de 2009 a 2018, no curso de Pedagogia, atuando nas disciplinas de Gestão Educacional, Educação Especial, Psicopedagogia, Alfabetização e Política Educacional. Atualmente é professora adjunto I na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Ceunes - São Mateus-ES, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação Básica - PPGEEB. Atua nas seguintes áreas: educação especial, inclusão escolar e política educacional. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Ceunes/UFES e presidente da Comissão Permanente de Apoio à Acessibilidade do Ceunes - Campus São Mateus/ES. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

25.05.2022

Como Citar

Câmara, K. M. C. ., Gomes, V. A. do P. ., Freitas, R. R. de, & Nunes, I. M. . (2022). Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(3), 122–135. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38146

Edição

Seção

GESTÃO PÚBLICA

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