Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38146Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Ensino Superior, BibliometriaResumo
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre as publicações que fazem referência ao monitoramento e avaliação da assistência estudantil no Ensino Superior Brasileiro. Foram utilizadas as bases de dados SciELO, Web of Science e Google Acadêmico e feita uma análise bibliométrica e qualitativa sobre os artigos selecionados. Dentre os principais instrumentos e métodos encontrados que se propuseram a avaliar os impactos das ações dos programas de assistência estudantil destacam-se pesquisas do tipo qualitativas e documentais, revisões bibliográficas, pesquisas em bancos de dados, estudos de caso com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo, buscando analisar a percepção dos alunos beneficiados, alunos egressos, e agentes executores dos programas.
Downloads
Referências
Alvim, A. C. R., Abreu, P. A. F., & Garcia, P. A. A. (2018). Análise de eficiência do Programa de Assistência Estudantil em uma Instituição Federal de Ensino. In: Anais do XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Rio de Janeiro (RJ) ECEME.
Andrade, A. M. J. & Teixeira, M. A. P. (2017). Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação, 22(2), 512-528. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200014
Barbosa, R. M. S., Henriques, P., Mendonça Ferreira, D., De Carvalho, L. R., & Soares, D. S. B. (2016). Comparison of nutritional quality of meals before and after the student assistance national plan, RJ, Brazil. Nutricion Clinica Y Dietetica Hospitalaria. Sociedad Espanola de Dietetica, 36(2), 74-82. DOI: 10.12873/362barbosaroseane
Biddle, V. S., Kern, J., Brent, D. A., Thurkettle, M. A., Puskar, K. R., & Sekula, L. K. (2014). Student assistance program outcomes for students at risk for suicide. The Journal of School Nursing, 30(3), 173-186. https://doi.org/10.1177%2F1059840514525968
Bleicher, T. & Oliveira, R. C. N. (2016) Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais. Psicol. Esc. Educ., Maringá, 20(3), 543-549. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031040
BRASIL. (2016 ). [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. (2010). Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 jul. 2010. Seção 1, p. 5.
Newman, L. J., Videka, L., Loneck, B, Rajendran, K, & Corrigan, M. J. (2011). Characteristics of students and services in New York State student assistance and prevention counseling programs. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 20(2), 155–165. https://doi.org/10.1080/1067828X.2011.555274
Corrigan, M. J., Videka, L., Loneck, B, Lucy J. N., & Rajendran, K. (2014). Characteristics of student assistance and prevention counseling programs in response to environmental impacts. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 23(6), 407–413. https://doi.org/10.1080/1067828X.2014.928141
Costa, M. C. (2016). Impacts of student assistance policy on academic performance. Revista Contemporânea de Educação, 11(22), 351-365.
Dutra, N. G. R. & Santos, M. F. S. (2017). Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., 25(94), 148-181. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017000100006
Eloi, S. S. S., Silva, F. C. S., Silveira, S. F. R., & Baêta, O. V. (2019). O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV): uma avaliação na percepção dos beneficiários. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 106-129. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p106
Gasparini, M. F. V. & Furtado, J. P. (2014). Avaliação de programas e serviços sociais no Brasil: uma análise das práticas no contexto atual. Serv. Soc. Soc., 117, 122-141. https://doi.org/10.1590/S0101-66282014000100008
Gazotto, M. A. & Giometti, A. B. R. (2016). Avaliação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no primeiro período do governo de dilma rousseff e seu reflexo no curso serviço social. Serviço Social & Realidade, 25(2). https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/download/2521/2227
Giúdice, J. Z. A. D., Loreto, M. S., & Azevedo, D. S. (2013). Avaliação de impactos do programa de assistência estudantil: um estudo com egressos. Serviço Social & Realidade, 22(1). https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/2456
Imperatori, T. K. (2017). A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc. Soc., 129, 285-303. https://doi.org/10.1590/0101-6628.109
Jerez-Roig, J., Guedes, M. B. O. G., Silva, J. M. D., & Lima, K. C. (2014). Análise da produção científica da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia: uma revisão bibliométrica. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 17(3), 659-671. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2014.14116
Kanu, M., Hepler, N., & Labi, H. (2015). Assessing effectiveness of students taking a right stand (stars) nashville student assistance programs. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 24(6), 323–330. https://doi.org/10.1080/1067828X.2013.829015
Lima, W. A. S. & Ferreira, L. C. (2016). Mapeamento e avaliação das politicas públicas de assistencia estudantil nas universidades federais brasileiras. Revista Meta: Avaliação, 8(22), 116-148. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.870
Loneck, B., Corrigan, M. J., Videka, L., Newman, L. J., Reed, J. C., & Moonan, K. E. (2010). Prevention counseling and student assistance programs: a review of the literature. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 19(4), 279–299. https://doi.org/10.1080/1067828X.2010.488976
Machado, J. P. & Pan, M. A. G. S. (2016). Direito ou benefício? Política de assistência estudantil e seus efeitos subjetivos aos universitários. Estud. psicol., 21(4), 477-488. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20160046
Michelotto, M. A. & Freire, P. S. (2017). Avaliação de políticas de assistência estudantil na educação superior: uma revisão sistemática. In: AVALIES 2017 - 3º Simpósio Avaliação Da Educação Superior, 2017, Florianópolis. Anais do AVALIES - Simpósio Avaliação da Educação Superior. Florianopolis: AVALIES.
Nascimento, P. L. W. (2019). Education and student assistance: reflections on the convival of the disciplines in university accommodation and understanding in academic permanence. Humanidades & Inovação, 6(9), 197-201.
Paixão, M. V. S., Torezani, S. R., Gonçalves, S. M. M., & Bozetti, M. (2016). A percepção de discentes do IFES – Campus Santa Teresa sobre a assistência estudantil. Conhecimento & Diversidade, 8(16), 100-112. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v8i16.2575
Recktenvald, M., Mattei, L., & Pereira, V. A. (2018). Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação, 23(2), 405-423. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200008
Sales, F., Silva, J. M., & Maldonado, R. (2018). Student assistance budget: analysis from the experience of the fluminense federal institute campus campos-centro. Revista Tempos E Espaços Educação. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6755
Sanches, R. R. (2013). Avaliação de Programas de Assistência Estudantil. A Revista História, Movimento e Reflexão, 1(1), 1-6.
Teotonio, I. M., Maia, P. B. A., Costa, M. T. P., & Araújo, R. M. (2018). Avaliação do programa de moradia da política de assistência estudantil no IFPB – Campus Picuí. Qualitas Revista Eletrônica, 19(1), 81-103. http://dx.doi.org/10.18391/req.v19i1.3758
Terenciano, F., Salião, A., & Pedro, Z. (2018). Uso da gestão da informação e do conhecimento na avaliação da política pública de assistência estudantil: algumas questões teóricas e empíricas. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 7(14), 49-62. https://doi.org/10.5902/2318133829803
Vargas, M. L. F. (2011). Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação, 16(1), 149-163. https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.