Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38146Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Ensino Superior, BibliometriaResumo
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre as publicações que fazem referência ao monitoramento e avaliação da assistência estudantil no Ensino Superior Brasileiro. Foram utilizadas as bases de dados SciELO, Web of Science e Google Acadêmico e feita uma análise bibliométrica e qualitativa sobre os artigos selecionados. Dentre os principais instrumentos e métodos encontrados que se propuseram a avaliar os impactos das ações dos programas de assistência estudantil destacam-se pesquisas do tipo qualitativas e documentais, revisões bibliográficas, pesquisas em bancos de dados, estudos de caso com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo, buscando analisar a percepção dos alunos beneficiados, alunos egressos, e agentes executores dos programas.
Downloads
Referências
Alvim, A. C. R., Abreu, P. A. F., & Garcia, P. A. A. (2018). Análise de eficiência do Programa de Assistência Estudantil em uma Instituição Federal de Ensino. In: Anais do XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Rio de Janeiro (RJ) ECEME.
Andrade, A. M. J. & Teixeira, M. A. P. (2017). Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação, 22(2), 512-528. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200014
Barbosa, R. M. S., Henriques, P., Mendonça Ferreira, D., De Carvalho, L. R., & Soares, D. S. B. (2016). Comparison of nutritional quality of meals before and after the student assistance national plan, RJ, Brazil. Nutricion Clinica Y Dietetica Hospitalaria. Sociedad Espanola de Dietetica, 36(2), 74-82. DOI: 10.12873/362barbosaroseane
Biddle, V. S., Kern, J., Brent, D. A., Thurkettle, M. A., Puskar, K. R., & Sekula, L. K. (2014). Student assistance program outcomes for students at risk for suicide. The Journal of School Nursing, 30(3), 173-186. https://doi.org/10.1177%2F1059840514525968
Bleicher, T. & Oliveira, R. C. N. (2016) Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais. Psicol. Esc. Educ., Maringá, 20(3), 543-549. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031040
BRASIL. (2016 ). [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. (2010). Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 jul. 2010. Seção 1, p. 5.
Newman, L. J., Videka, L., Loneck, B, Rajendran, K, & Corrigan, M. J. (2011). Characteristics of students and services in New York State student assistance and prevention counseling programs. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 20(2), 155–165. https://doi.org/10.1080/1067828X.2011.555274
Corrigan, M. J., Videka, L., Loneck, B, Lucy J. N., & Rajendran, K. (2014). Characteristics of student assistance and prevention counseling programs in response to environmental impacts. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 23(6), 407–413. https://doi.org/10.1080/1067828X.2014.928141
Costa, M. C. (2016). Impacts of student assistance policy on academic performance. Revista Contemporânea de Educação, 11(22), 351-365.
Dutra, N. G. R. & Santos, M. F. S. (2017). Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., 25(94), 148-181. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017000100006
Eloi, S. S. S., Silva, F. C. S., Silveira, S. F. R., & Baêta, O. V. (2019). O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV): uma avaliação na percepção dos beneficiários. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 106-129. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p106
Gasparini, M. F. V. & Furtado, J. P. (2014). Avaliação de programas e serviços sociais no Brasil: uma análise das práticas no contexto atual. Serv. Soc. Soc., 117, 122-141. https://doi.org/10.1590/S0101-66282014000100008
Gazotto, M. A. & Giometti, A. B. R. (2016). Avaliação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no primeiro período do governo de dilma rousseff e seu reflexo no curso serviço social. Serviço Social & Realidade, 25(2). https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/download/2521/2227
Giúdice, J. Z. A. D., Loreto, M. S., & Azevedo, D. S. (2013). Avaliação de impactos do programa de assistência estudantil: um estudo com egressos. Serviço Social & Realidade, 22(1). https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/2456
Imperatori, T. K. (2017). A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc. Soc., 129, 285-303. https://doi.org/10.1590/0101-6628.109
Jerez-Roig, J., Guedes, M. B. O. G., Silva, J. M. D., & Lima, K. C. (2014). Análise da produção científica da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia: uma revisão bibliométrica. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 17(3), 659-671. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2014.14116
Kanu, M., Hepler, N., & Labi, H. (2015). Assessing effectiveness of students taking a right stand (stars) nashville student assistance programs. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 24(6), 323–330. https://doi.org/10.1080/1067828X.2013.829015
Lima, W. A. S. & Ferreira, L. C. (2016). Mapeamento e avaliação das politicas públicas de assistencia estudantil nas universidades federais brasileiras. Revista Meta: Avaliação, 8(22), 116-148. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.870
Loneck, B., Corrigan, M. J., Videka, L., Newman, L. J., Reed, J. C., & Moonan, K. E. (2010). Prevention counseling and student assistance programs: a review of the literature. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 19(4), 279–299. https://doi.org/10.1080/1067828X.2010.488976
Machado, J. P. & Pan, M. A. G. S. (2016). Direito ou benefício? Política de assistência estudantil e seus efeitos subjetivos aos universitários. Estud. psicol., 21(4), 477-488. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20160046
Michelotto, M. A. & Freire, P. S. (2017). Avaliação de políticas de assistência estudantil na educação superior: uma revisão sistemática. In: AVALIES 2017 - 3º Simpósio Avaliação Da Educação Superior, 2017, Florianópolis. Anais do AVALIES - Simpósio Avaliação da Educação Superior. Florianopolis: AVALIES.
Nascimento, P. L. W. (2019). Education and student assistance: reflections on the convival of the disciplines in university accommodation and understanding in academic permanence. Humanidades & Inovação, 6(9), 197-201.
Paixão, M. V. S., Torezani, S. R., Gonçalves, S. M. M., & Bozetti, M. (2016). A percepção de discentes do IFES – Campus Santa Teresa sobre a assistência estudantil. Conhecimento & Diversidade, 8(16), 100-112. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v8i16.2575
Recktenvald, M., Mattei, L., & Pereira, V. A. (2018). Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação, 23(2), 405-423. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200008
Sales, F., Silva, J. M., & Maldonado, R. (2018). Student assistance budget: analysis from the experience of the fluminense federal institute campus campos-centro. Revista Tempos E Espaços Educação. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6755
Sanches, R. R. (2013). Avaliação de Programas de Assistência Estudantil. A Revista História, Movimento e Reflexão, 1(1), 1-6.
Teotonio, I. M., Maia, P. B. A., Costa, M. T. P., & Araújo, R. M. (2018). Avaliação do programa de moradia da política de assistência estudantil no IFPB – Campus Picuí. Qualitas Revista Eletrônica, 19(1), 81-103. http://dx.doi.org/10.18391/req.v19i1.3758
Terenciano, F., Salião, A., & Pedro, Z. (2018). Uso da gestão da informação e do conhecimento na avaliação da política pública de assistência estudantil: algumas questões teóricas e empíricas. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 7(14), 49-62. https://doi.org/10.5902/2318133829803
Vargas, M. L. F. (2011). Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação, 16(1), 149-163. https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kathiurcia Montovanelli Cazotti Câmara, Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes, Rodrigo Randow de Freitas, Isabel Matos Nunes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































