Melhorias para hostels paulistanos por meio de brainstorming realizado por alunos

Autores

Palavras-chave:

Turismo, hostels, serviços, brainstorming, meio de hospedagem

Resumo

Os hostels têm ganhado popularidade por seus serviços com custos acessíveis e espaços que possibilitam a sociabilização dos hóspedes. Porém, em função da Pandemia da COVID-19, o consumo dos serviços turísticos reduziu significativamente, exigindo posicionamento, otimização das atividades e cumprimento das exigências sanitárias por parte dos empreendimentos do segmento turístico, inclusive dos hostels. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever e analisar uma situação em que alunos, do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, tiveram uma aula a fim de discutirem as alternativas na criação de soluções para alguns pontos que apresentaram baixa satisfação dos hóspedes, segundo o conteúdo gerado pelos usuários, observados em sete hostels da cidade de São Paulo. Para tanto, foi adotada uma pesquisa de natureza documental, tendo o conteúdo gerado pelos hóspedes dos hostels e o acompanhamento da atividade proposta aos alunos como fontes de dados primárias. Os hostels foram selecionados mediante o critério de melhor custo e benefício, segundo as plataformas digitais: TripAdvisor e Booking.com. A atividade foi realizada por meio da técnica do brainstorming, que resultou, por parte dos alunos, na elaboração de ideias que foram selecionadas e agrupadas e, por fim, foi realizado um plano básico de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalya Reis da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Possui curso profissionalizante de Técnico em Administração integrado ao ensino médio pela Etec Abdias do Nascimento (2019). Aluna da graduação de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, na qual participa como estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR) na linha de pesquisa de Gestão de Organizações Turísticas. Aluna da graduação de Licenciatura em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Referências

ABIH. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. (2020). Meios de hospedagem: protocolos de higiene e segurança 2020.

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Beni, M. C. (2019). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac.

Cruz Neto, O., Moreira, M. R., & Sucena, L. F. M. (2002). Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. Anais... XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Ouro Preto, MG, Brasil, 13.

Duarte, R. (2004). Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, v. 24, p. 213-225.

SPTURIS – Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2020). Desempenho dos Meios de Hospedagem Paulistanos–janeiro 2020. ed. jan.

SPTURIS - Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. (2021). Desempenho dos Meios de Hospedagem Paulistanos, fevereiro/2021.

Publicado

23.08.2022

Como Citar

Silva, N. R. da, & Oliveira, R. R. de. (2022). Melhorias para hostels paulistanos por meio de brainstorming realizado por alunos. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 37–39. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38934

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>