Políticas organizacionais de diversidade e a percepção de profissionais de turismo sobre a inclusão LGBTQIA+
Palavras-chave:
Diversidade, LGBTQIA , Organizações TurísticasResumo
Enquanto os primeiros movimentos sociais em defesa dos direitos relacionados à diversidade sexual começaram a ganhar contornos mais sólidos em meados do século passado, é a partir dos anos 1990 que estudos sobre o comportamento do consumidor LGBTIQIA+ passaram a chamar atenção para particularidades desse público e para o potencial econômico desse segmento. No turismo, a constante demanda por diversificação e inovação contribuiu para consolidar um novo e promissor segmento de mercado. Porém, a literatura dedicada às relações entre turismo e comunidade LGBTQIA+ tem legado menor atenção a aspectos sociais mais abrangentes, a exemplo da inclusão da diversidade nas organizações turísticas. Esse estudo de caso teve como objetivo analisar a percepção de profissionais de turismo sobre a influência de políticas de diversidade sexual em suas organizações. Empreendeu-se revisão bibliográfica sobre a diversidade nas organizações, análise documental nos principais relatórios de diversidade no ambiente corporativo e aplicação de um survey junto a uma comunidade de estudantes de turismo, que atuavam em empresas do setor. Constataram-se percepções divergentes entre os profissionais de turismo, de acordo com a existência ou inexistência de ações organizacionais de promoção da diversidade. Concluiu-se que as dimensões avaliadas também são influenciadas pelo reconhecimento dos profissionais como LGBTQIA+.
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