Políticas organizacionais de diversidade e a percepção de profissionais de turismo sobre a inclusão LGBTQIA+

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, LGBTQIA , Organizações Turísticas

Resumo

Enquanto os primeiros movimentos sociais em defesa dos direitos relacionados à diversidade sexual começaram a ganhar contornos mais sólidos em meados do século passado, é a partir dos anos 1990 que estudos sobre o comportamento do consumidor LGBTIQIA+ passaram a chamar atenção para particularidades desse público e para o potencial econômico desse segmento. No turismo, a constante demanda por diversificação e inovação contribuiu para consolidar um novo e promissor segmento de mercado. Porém, a literatura dedicada às relações entre turismo e comunidade LGBTQIA+ tem legado menor atenção a aspectos sociais mais abrangentes, a exemplo da inclusão da diversidade nas organizações turísticas. Esse estudo de caso teve como objetivo analisar a percepção de profissionais de turismo sobre a influência de políticas de diversidade sexual em suas organizações. Empreendeu-se revisão bibliográfica sobre a diversidade nas organizações, análise documental nos principais relatórios de diversidade no ambiente corporativo e aplicação de um survey junto a uma comunidade de estudantes de turismo, que atuavam em empresas do setor. Constataram-se percepções divergentes entre os profissionais de turismo, de acordo com a existência ou inexistência de ações organizacionais de promoção da diversidade. Concluiu-se que as dimensões avaliadas também são influenciadas pelo reconhecimento dos profissionais como LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Gustavo Yrihoshi Pereira, Instituo Federal de Educação, Ciência e Educação e Tecnologia (IFSP)

Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Estudante de Gestão em Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). (Texto informado pelo autor)

Tiago Juliano, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi professor substituto do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rosana-SP; do Curso Superior de Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo-SP; e atuou como Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Paulista. Possui experiência profissional no setor de transporte aéreo e planejamento do turismo. Realiza pesquisas no campo ambiental e interdisciplinar, com interesses nas temáticas de turismo, políticas públicas, áreas naturais protegidas, patrimônio e comunidades locais. (Texto informado pelo autor)

Marcos Hideyuki Yokoyama, Instituo Federal de Educação, Ciência e Educação e Tecnologia (IFSP)

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ph.D em Business Administration (2014) pela Osaka University, Japão. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (2010) e Engenheiro de Produção (2006) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

23.08.2022

Como Citar

Pereira, G. Y., Juliano, T., & Yokoyama, M. H. (2022). Políticas organizacionais de diversidade e a percepção de profissionais de turismo sobre a inclusão LGBTQIA+. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 69–73. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38947