DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
Abstract
O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu com o objetivo de
otimizar o ambiente e a qualidade das relações de trabalho. Ele tem o enfoque principal na mudança da cultura organizacional, focalizando-a como um todo. Corroborando, Motta (1972), um dos autores que tratam dessa temática define o desenvolvimento organizacional como uma estratégia educacional orientada para apresentar uma mudança organizacional planejada, visando responder a demandas que são exigidas à organização, enfatizando o comportamento baseado na experiência. Mudanças que são conduzidas por agentes externos em conjunto com os internos, ou seja, é uma estratégia na qual se visa apresentar mudanças planejadas, conduzidas por agentes internos e externos trabalhando conjuntamente, de acordo com as demandas exigidas, enfatizando a experiência.
Com o exposto, existem técnicas de DO, utilizadas como agentes eficazes no que diz respeito à coleta dados, diagnóstico organizacional e ações de intervenção. Dentre elas estão o managerial grid e a matriz SWOT.
Assim o objetivo principal do presente estudo foi realizar uma análise sobre o desenvolvimento organizacional, com isso ampliando a visão e obtendo informações sobre a organização de forma completa.
Downloads
References
Blake, R.R.; Mouton, J.S. (1987). O novo grid gerencial. (The new manegerial grid). 4.ed. São Paulo: Pioneira, 315p.
Chiavenato, I; Sapiro, A. (2003). Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier.
Motta, F.C.P. (1972). Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional. Revista de Administração de Empresas, 12(2), 35-45.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.