Gestão estratégica para compras: aplicação da curva abc e matriz kraljic determinando um modelo ideal de pedidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.37013

Palavras-chave:

Compras, gestão estratégica, planejamento estratégico, análise de estoque, previsão de demanda

Resumo

Diante das dificuldades comerciais vividas entre atacadistas na disputa por preços, parcerias e confiança, para empresas que buscam se destacar é necessário iniciar um trabalho de organização setorial e explorar possibilidades da aplicação de um diferencial competitivo para se sobressair entre os concorrentes diretos. Desta forma, tendo uma boa gestão estratégica a empresa consegue se estabelecer podendo ser assertivo nas tomadas de decisão, seleção de fornecedores e adequação na aquisição de suprimentos. A partir disso, esse estudo tem como objetivo o desenvolvimento de uma condição adequada de reposição de estoque do grupo de produtos “tubulações” cadastrado na empresa, que irão ser classificados com base no nível de importância e impacto financeiro, devendo ajustar as quantidades de aquisição dentro das restrições estabelecidas utilizando ferramentas direcionadas. Sendo elas a Curva ABC, que classifica os principais itens do grupo pelo nível de importância e enquadramento financeiro impactando diretamente na empresa e a Matriz Kraljic que correlaciona os itens com seus riscos de armazenamento e financeiros, direcionando estratégias e auxiliando o comprador na tomada de decisão. Assim desenvolvendo um modelo ideal de pedido mensal, seguindo as restrições estabelecidas e reduzindo os níveis de rupturas no estoque. Também podendo servir como pilar estrutural para novas análises, direcionamentos neste campo e pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Fonseca Bastos, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Salesiano - UniSales.

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente e Coordenador dos cursos de Engenharia e Cordenador de Iniciação Científica no UniSales (Centro Universitário Salesiano) de Vitória/ES.

Referências

Almeida, V. M. R., et al. (2020). Gestão dos fornecedores de embalagens e uma empresa de cosméticos. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Andrade, J. I., de. & Maria, R. C. (2015). Planejamento Estratégico no setor público: análise das variáveis que influenciam o processo de compras em uma instituição de ensino. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Aragão, L. M. X., Holanda, T. C., & Kloeckner, N. V. R. (2020). Estratégias no setor de compras que influenciam a performance das aquisições de materiais indiretos em uma empresa alimentícia. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Baily, P., Farmer, D., Jessop, D., & Jones, D. (2000). Compras: Princípios e Administração. São Paulo: Atlas 182p.

Barrow, D. K., & Kourentzes, N. (2016). Distributions of forecasting errors of forecast combinations: implications for inventory management. International Journal of Production Economics, 177, 24-33.

Batalha, A. A. & Lima, Renato S. (2020). Gestão de relacionamento com fornecedores em uma empresa do setor de bens de consumo: um estudo de caso. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Bezerra, R. R. R., et al. (2020). Proposta de metodologia para avaliação e seleção de fornecedores em uma indústria madeireira: Uma abordagem baseada em Análise Hierárquica de Processos. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Bonato, S. V., et al. (2019). Iniciativas de desenvolvimento de fornecedores: estudo de caso em uma indústria de equipamentos de limpeza. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 26.

Borba, J. C. R., et al. (2015). Aplicação do sistema máximo-mínimo no controle de estoque de uma empresa do segmento termoplástico. . Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Bowersox, Donald J., et al. (2006). Gestão Logística de Cadeia de Suprimentos. 1 ed. Bookman: Porto Alegre.

Çakıcı, Ö. E., Groenevelt, H., & Seidmann, A. (2011). Using RFID for the management of pharmaceutical inventory—system optimization and shrinkage control. Decision Support Systems, 51(4), 842-852.

Carvalho, G. B. & Alves, N. A. (2020). Aplicação das Ferramentas da Qualidade no Setor de Compras Visando Redução de Custos. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Chiavenato, I. (2005). Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier.

Chiavenato, I. (2004). Administração nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Esteves, R. F. G., et al. (2019). Priorização de tipos de compra por critérios comerciais e aplicação de AHP. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 27.

Fu, K., Gong, X., Hsu, V. N., & Xue, J. (2021). Dynamic Inventory Management with Inventory‐based Financing. Production and Operations Management.

Ganga, G. M. D., et al. (2016). Métodos quantitativos para seleção de fornecedores sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura. Revista Produção Online, 16(4), 1434-1457.

Gurgel, F. A. & Francischini, P. (2002). Administração de Materiais e do Patrimônio. São Paulo: Pioneira.

Kraljic, P. (1983). Purchasing must become supply management. Harvard business review, 61(5), 109-117.

Kouvelis, P., Pang, Z., & Ding, Q. (2018). Integrated commodity inventory management and financial hedging: A dynamic mean‐variance analysis. Production and Operations Management, 27(6), 1052-1073.

Lustosa, L. J., Mesquita, M. A. de., Quelhas, O. L. G., & Oliveira, R. J., de. (2008). Planejamento e Controle da Produção. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Machado, S. L.; Guimarães, M. R. N.; & Lara, F. F. (2020). A importância das compras de indiretos e suas estratégias em uma empresa de bens de consumo. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 27.

Merces, R. M., Pacheco, B. C. S., & Oliveira, L. M. (2020). O uso da curva abc para gestão de estoques e fornecedores: uma aplicação em uma indústria de compressores do interior de São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Moraes, N. T., et al. (2020). Cálculo e comparação de modelos de previsão de demanda de uma fabricante de componentes plásticos. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Pimentel, F. Q. A., Cruz, R. G. G., & Guerreiro, R. P. (2016). Aplicação de técnicas de previsão de demanda em uma loja de materiais de construção. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Ronchi, L. M., et al. (2016). Os reflexos da análise da curva ABC na gestão de estoques de uma empresa comercial de materiais de construção. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Santos, T. da S., Silva, & L. M. F. (2020). Aplicação do método de previsão de demanda holt-winters para uma empresa de bebidas. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Saraiva, A. C. C., Pereira, J. R., & De Sousa, J. A. (2015). Programação de suprimentos e decisões de compras: o impacto em uma indústria salineira. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Silva, M. F. da., et al. (2020). Gestão de estoque com a implantação do sistema MRP (Planejamento de Requerimento de Materiais) em uma indústria de reatores. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Slack, N., Chamber, S., Hardland, C., Harrison, A., & Johnston, R. (1999). Administração da Produção. Ed. Atlas, São Paulo.

Telles, L. S. & Leal, R. (2019). A gestão de compras em uma empresa do setor de comércio e serviços: utilizando o método do custo padrão na homologação de fornecedores. Revista Contexto, 19(41), 74-89.

Toledo, S. M. M. et al. (2020). Proposta de Aplicação da Teoria da Utilidade para Tomada de Decisão: Escolha do Modal de Importação em um Processo de Compras numa Empresa do Setor Tecnológico. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Turrini, L., & Meissner, J. (2019). Spare parts inventory management: New evidence from distribution fitting. European Journal of Operational Research, 273(1), 118-130.

Viana, D. de A. et al. (2020). Estudo comparativo entre modelos de previsão de demanda em uma empresa de pronta entrega. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Publicado

22.12.2021

Como Citar

Bastos, L. M. F., & Servare Junior, M. W. J. (2021). Gestão estratégica para compras: aplicação da curva abc e matriz kraljic determinando um modelo ideal de pedidos. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 325–341. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.37013

Edição

Seção

PESQUISA OPERACIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2