Vol. 11 No. 2 (2024): Simbiótica

					View Vol. 11 No. 2 (2024): Simbiótica

Além dos artigos e trabalhos literários livres, a presente edição conta com o dossiê “O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos”, organizado por Danyelle Nilin Gonçalves (UFC), Irapuan Peixoto Lima Filho (UFC) e Harlon Romariz Rabelo Santos (UFMT). Considerando a volta da Sociologia ao currículo escolar em 2008 e as discussões decorrentes, o dossiê tem com objetivo reunir pesquisas concluídas ou em conclusão, em forma de artigos científicos entre as temáticas: História da Sociologia no currículo escolar; Reforma do Ensino Médio, BNCC e/ou implantação das Diretrizes Curriculares estaduais; As disputas em torno da disciplina na escola; Atuação dos movimentos conservadores sobre a disciplina e prática docente; Impactos da atuação do PIBID e RP para a disciplina de Sociologia; Livros Didáticos, Metodologias de ensino, materiais, recursos e tecnologias para o ensino de Sociologia; Formação inicial e continuada de professores de Sociologia; Efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a disciplina de Sociologia e prática docente; Juventudes e os estudantes da Educação Básica; Estado da arte do ensino de Sociologia; e Estudos em Sociologia da educação.

Published: 08-11-2024

Dossiê

  • Teaching Sociology: themes and tensions of our times

    Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho, Harlon Romariz Rabelo Santos
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46675
  • The (de)concentration of scientific papers' productivity on the Teaching of Sociology in Brazil

    Cristiano das Neves Bodart
    11-34
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43096
  • The moral education of Durkheim and the reform of Brazilian High School: individualism in dispute

    Felipe de Souza Blanco
    35-51
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43080
  • Sociology Textbooks and Social Structural Crossings in the Representation of Women

    Camila Clozato Lara, Maria Rita Balena Zani, Ryan Marques Pereira Nunes
    52-68
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43092
  • Ways of being a teacher in PIBID Social Sciences (2020-2022): experiences in training, research, and diversity in education

    Flávia Lima da Silva, Marcela Corrêa Martins Amaral
    69-93
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43076
  • Playful didactic mediation in Sociology in Elementary School: analyzes and propositions

    Eduarda Bonora Kern, Bernardo Mattes Caprara, Rafael D’Ávila Barros
    94-113
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43053
  • Autobiographical records and the sociological craftsmanship of Slam resistance in Sociology teaching

    Ivan Penteado Dourado, Pablo Fernandes Costa
    114-135
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43009
  • The formative potential of interdisciplinarity and sociology teaching: analysis of an experience against Law 13.415/17

    Vergas Vitória Andrade da Silva, Renan Santos Furtado, Aline Brasiliense dos Santos Brito
    136-163
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.42415
  • Sociology in PNLD 2018 and 2021: third generation redux

    Julia Polessa Maçaira, Carlos Henrique Alves Moura
    164-181
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43088
  • “SÓCIO, LÓGICO!” An experience for the appreciation of Science and Sociology

    Letícia Figueira Moutinho Kulaitis, Luana Maria Batista Amancio da Silva, Beatriz Gisele Tobar de Lima
    182-210
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43079

Artigos livres

  • The community orchestra and the cultural heritage education

    Sebastião Gonçalves Feitosa, Taiza Mara Rauen Moraes
    211-229
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43064
  • The Burnout Society and postgraduate students: an analysis based on Foucault and Han

    Eduardo Georjão Fernandes, Mirian Araújo da Silva
    230-247
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46526

Crônica

  • The school over the river

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos
    252-253
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.40216

Conto

  • Life of a Tree

    Mauricio Fontana Filho
    248-251
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.40210

Poesia

  • Poignant Questions

    Stefanne Aparecida Gonçalves
    254-255
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.40093
  • Two Hands Praying

    José D'Assunção Barros
    256-257
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.40873
  • Shards of the Urban Night

    Mayara Gomes da Silva
    258-259
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.41506
  • Resist and Transform, Mapping Pathways

    Marcelo Calderari Miguel
    260-262
    DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.41645