ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA EMPRESA VOLARE VEÍCULOS

Authors

  • Gabriel Souza Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Victor Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Osmar Vicente Chévez Pozo Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

Abstract

Quando as empresas começam a entender que não são os clientes que precisam adaptar-se a seus produtos, que são elas que precisam saber o que eles querem adquirir é que surge o marketing de relacionamento (Schettino,2009) . A partir dessa compreensão inicia-se a passagem de um marketing direcionado a vendas para um marketing direcionado ao mercado. Nesta nova visão de marketing adotam-se práticas de pesquisas e análise de mercado que servem de subsídio para os gestores adequar os produtos e serviços às necessidades dos clientes, buscar melhorar a comunicação com o mercado, a promoção de vendas e os canais de distribuição (KOTLER, 2000).

A operacionalização desta nova abordagem se da por meio de um conjunto de ferramentas denominadas de composto de marketing ou 4P's (Produto, Preço, Praça e Promoção). O Os 4P's são as ferramentas de marketing que as empresas dispõem para influenciar compradores. Segundo o mesmo autor, as empresas vencedoras serão as que consigam atender às necessidades dos clientes de maneira econômica e conveniente, com uma comunicação efetiva.

No setor automobilístico a operacionalização desta abordagem é vital para sobreviver num mercado altamente competitivo. No Brasil, devido a crise econômica, o setor sofre enorme pressão para manter os preços baixos e ainda lançar novos produtos.

Levando e consideração a problemática antes comentada, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing de uma empresa do setor de veículos num ambiente de crise econômica.

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References

Kotler, Philip. (2000)Administração de marketing. 10 ed. São Paulo, Atlas.

Schettino, Elisa Maria (2009). Estratégias de Marketing da Indústria automobilística. 242p. Dissertação de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Published

2015-11-06

How to Cite

Souza, G., Souza, V. R. de, & Pozo, O. V. C. (2015). ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA EMPRESA VOLARE VEÍCULOS. Brazilian Journal of Production Engineering, 1(1), 1–3. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO34

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