El servicio ofrecido por una empresa subcontratada en la ejecución de un viaje en bicicleta

Autores/as

Palabras clave:

Ciclismo, subcontratación, error humano

Resumen

Los procesos operativos y la experiencia del viaje son fundamentales para la satisfacción del turista. Para optimizar sus servicios, es habitual que las empresas externalicen una determinada actividad, pero este proceso debe realizarse con técnica. El caso que se describe en este trabajo es el de un operador que contrató un transportista para el traslado de un grupo de ciclistas y sus bicicletas en el trayecto de ida y vuelta a un destino. En la devolución, las bicicletas fueron acopladas en la furgoneta, pero el bloqueo de la bicicleta del ciclista José (seudónimo) no fue realizado correctamente por el transportista, el resultado fue un daño material y emocional para los implicados. Así, mediante la investigación documental y bibliográfica y la recopilación de datos, el objetivo de este estudio fue describir y analizar dicho caso desde un punto de vista operativo, esto a partir de tres enfoques: criterios para la elección de proveedores; parámetros para el seguimiento y evaluación del servicio del proveedor; y apoyo posterior a la prestación del servicio. Los resultados mostraron la importancia de establecer criterios para la selección de proveedores y la necesidad de apoyar al consumidor después de la venta. Además, se verificó una negligencia por parte del operador y una imprudencia y negligencia por parte del transportista.

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Biografía del autor/a

Natalya Reis da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Possui curso profissionalizante de Técnico em Administração integrado ao ensino médio pela Etec Abdias do Nascimento (2019). Aluna da graduação de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, na qual participa como estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR) na linha de pesquisa de Gestão de Organizações Turísticas. Aluna da graduação de Licenciatura em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Texto informado pelo autor)

Oliveira Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo.

É Doutor em Engenharia de Produção pela UNIMEP (2016), Mestre em Engenharia de Transportes pelo IME (2001). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), contribuindo também como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Trabalha sobretudo com os seguintes temas: Ciências da decisão; Gestão de serviços; Gestão estratégica de operações: Logística; Gestão da inovação: Gestão da cadeia de suprimentos; Engenharia de processo; Planejamento e gestão de transportes, e Administração pública. Exercer ainda a função Avaliador "ad hoc" In Loco de curso INEP/MEC. (Texto informado pelo autor)

Gabryela Martins Ghirotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). Temas de interesse: turismo; mulheres que viajam sozinhas; hospitalidade; meios de hospedagem; identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; tecnologia da informação. (Texto informado pelo autor)

Alessandro Roberto da Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Administração FACE/CEPEAD - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2022). Mestrado Profissional em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2020). Pós-graduação em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2014). Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (2008). Investido no cargo de Administrador na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, MG. (Texto informado pelo autor)

Citas

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Publicado

2022-08-22

Cómo citar

Silva, N. R. da, Oliveira, O., Gonçalves, W., Ghirotti, G. M., & Rocha, A. R. da. (2022). El servicio ofrecido por una empresa subcontratada en la ejecución de un viaje en bicicleta. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 60–68. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946

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