Vol. 18 Núm. 26 (2022)

Capa da edição. Fotografia de trabalho do OPAVIVARÁ com pessoa segurando tecido azul com a frase Você tem sede de quê? No meio de uma praça.

A Revista FAROL estabeleceu-se como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento em torno da arte e da cultura, numa perspectiva que se crê complementar à disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea e pesquisas relacionadas a esses campos. Este número atual surge do contexto de conhecimentos gerados em torno do Seminário Ibero – americano sobre o Processo de Criação em Artes, Poéticas da Criação, ES – 2022. O projeto da FAROL, e com ele, o do Seminário Poéticas da Criação (criado em 2014) é um projeto que reivindica, de modo consistente, discursos novos, colocando em contato novos intervenientes, favorecendo afinidades. Colocar a questão da pertinência do “Saber viver juntos: um dilema da contemporaneidade”, tema referencial do Poéticas da Criação/2022, nos fez retornar à necessidade de bordar esse sujeito que nos parece tão vivo sobretudo para aqueles que se envolvem em suas poéticas interagindo em colaborar com novos modelos de comportamento social, demarcando fazeres e saberes que constituem territórios simbólicos ou físicos, percepção, mais consciência social e cultural. Acreditamos que os artistas intuem o futuro e na diversidade de suas manifestações e de suportes, de algum modo, provocam, fazem incorporar a implicação social, a interação e a criação e formação de novos públicos como um dos componentes estruturantes da sua obra.

Publicado: 15-05-2023

Número completo

  • Desmanche de bordas na arte contemporânea

    Editores
    7-9
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40994

Ensaios

  • SPA_LOW_SKY – Creative Commitment as a Studying Environment in an Artistic Meeting Zone

    Rolf Laven
    11-27
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40215

Seção Temática

  • Murilo Chevalier e o Babado Processual um corpo/corpa em performance na rede

    Wagner Miranda Dias
    29-36
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40810
  • Encontros alegres na arte da performance

    Heloísa Helena Pacheco de Sousa
    37-42
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40812
  • Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética memórias, mapas e medos

    Karoline Rodrigues Gomes, Cláudia Maria França da Silva
    43-49
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40813
  • Marta Neves, o elã e a incompetência

    Pedro Moreira, André Arçari
    50-57
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40814
  • OPAVIVARÁ! Modos de vida na arte contemporânea

    Livia Fernandes Campos, Angela Grando
    58-63
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40281
  • En la piel corpo, resitências, encontros e hibridações

    Valdemir de Oliveira, Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi
    64-70
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40816
  • Urso contra “MagraSS” Pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção

    Walmick de Holanda, Francis Wilker
    71-77
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40817
  • Mark Bradford A política entre o Corpo e o Espaço

    André Luiz Rigatti
    78-86
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40818
  • Entre ruídos e ruínas Olvido (1987-1989) de Cildo Meireles

    Caroline Alciones de Oliveira Leite
    87-93
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40819
  • A queima, o gesto e o corpo a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação

    Raquel Fernandes
    94-103
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40820

Artigos

  • Centropop propostas e reflexões de estudos arquitetônicos voltadas para a criação de redes de difusão audiovisual

    Juliana Barbosa Lima e Santos Toyama
    105-117
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40071
  • A poética do horror e o invisível do retrato

    Olga Kempinska
    117-127
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.38015
  • Lina Bo Bardi e o desenho do móvel moderno para o Studio de Arte Palma

    Fernanda Freitas Coura
    128-140
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.37993
  • Generación de videocámaras primer ciclo videográfico en Espírito Santo

    Ernandes Zanon Guimarães
    141-156
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.46684

Traduções

  • SPA_LOW_SKY Compromisso Criativo como Ambiente de Estudo em Zona de Encontro Artístico

    Rolf Laven; Karyne Berger Miertschink
    158-176
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40184