ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Bárbara Moreto Pereira Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Raiane de Veras Dutra Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Osmar Vicente Chévez Pozo Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

Resumo

Antigamente, as organizações eram voltadas para a produção e venda de
produtos e serviços, não havendo preocupação em fidelizar seus clientes (Santos et al.
2010). Hoje, devido à grande competitividade entre as empresas, o sucesso das
organizações depende da velocidade de adaptação às mudanças (Silva & Voss, 2011),
sendo necessário conhecer as expectativas dos consumidores e realizar feedback do
serviço oferecido, buscando melhorar o atendimento, porque os clientes estão mais
exigentes (Primo & Da Rosa, 2011). Esse maior relacionamento é realizado por meio
das políticas de marketing.
Aumentar o lucro da empresa, por meio de uma maior integração com os
clientes, baseada na construção/aumento da percepção de valor da marca, produtos e
serviços, é o principal objetivo do marketing (Santos et al. 2010). Logo, o seu
planejamento estratégico em uma organização, deve considerar variáveis internas,
recursos e objetivos; e externas, ambiente competitivo, econômico, tecnológico, político
e legal, sociocultural (Seits, 2005).

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Referências

Primo, F.J.; Da Rosa, W.B. (2011) - A Importância do Marketing de Relacionamento para as Organizações: Foco no Cliente Externo. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da EDUVALE (ISSN: 1806-6283), 4(6):1-14, Vale de São Lourenço-Jaciara-MT.

Dos Santos, J.P.; Santos, H.O,; Bezerra, V.H.B.; Azevedo, I.A (2010) - Análise das estratégias de Marketing de Relacionamento: Um estudo de caso em um mercadinho de bairro. 13p., Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende-RJ. http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/381_Analise%20das%20estrategias%20de%20marketing%20-%20SEGET%20-%20ok!.pdf

Seitz, H.M. O Planejamento Estratégico de Marketing e o Plano de Negócios. Revista Eletrônica de Gestão de Negócios (ISSN: 1809-0079), 1(3):91-126, Universidade Católica de Santos.

Silva, A.; Voss, J.C. (2015) - Um estudo sobre fidelização dos clientes. 18p., Faculdade de Tecnologia de Santa Catarina. http://www.bm.edu.br/fatesc.edu.br/wpcontent/blogs.dir/3/files/pdf/tccs/fidelizacao_dos_clientes.pdf

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Publicado

06.11.2015

Como Citar

Pereira, B. M., Dutra, R. de V., & Pozo, O. V. C. (2015). ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DE PEQUENO PORTE. Brazilian Journal of Production Engineering, 1(1), 1–4. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO30

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