PÚBLICO E RENDA DO FUTEBOL CAPIXABA: CENÁRIO ATUAL E ALTERNATIVAS

Autores/as

  • Caio Gazoni Soares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Yago Novaes Neves
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior Universidade Federal do Espírito Santo École des Hautes Études Commerciales de Montréal http://orcid.org/0000-0002-4531-9934

Resumen

O futebol é um dos esportes mais populares e praticados no mundo, sendo visto, sobretudo no Brasil, como paixão e até mesmo como religião. A partir dessa constatação, foram analisados números oficiais referentes a média de público e renda no futebol do Espírito Santo entre os anos de 2017 e 2019, com o intuito de contribuir na busca de alternativas para aumentar o público pagante nos estádios. Desta forma, foram realizados estudos comparando as médias de público e renda entre os estados brasileiros em seus respectivos campeonatos regionais e, também buscou-se analisar os boletins financeiros dos jogos realizados por clubes capixabas no estado nos últimos 3 anos. Para tanto, elaborou-se um questionário para identificar a opinião e perfil dos torcedores, com validação estatística. Com isso, foram identificados os fatores que levam os torcedores aos estádios e alternativas para que a frequência aos estádios capixabas aumente. Por fim, foram propostas melhorias exequíveis no processo de venda de ingressos e no consequente aumento de renda dos clubes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Gazoni Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharia de Produção

Yago Novaes Neves

Departamento de Engenharia de Produção

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Universidade Federal do Espírito Santo École des Hautes Études Commerciales de Montréal

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Group For Research In Decision Analysis

Citas

dos Santos Araujo, C. F., & de Arruda Fernandes, E. (2014) Previsão de público com modelo de Regressão Linear para jogos do Botafogo de Futebol e Regatas no Engenhão.
BDO Brazil. Auditoria e Consultoria em diversos ramos nacionais (2019) Disponível em <https://www.bdo.com.br/pt-br/publicacoes/noticias-em-destaque/10%C2%BA-valor-das-marcas-dos-clubes-brasileiros>. Acesso em: 30 Mai. 2019.
Brandão, M. R. F., Machado, A. A., Morgado, F. A. B., & Almeida, P. (2008). O futebol e seu significado. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 233-240.
dos Santos, C. A., Dani, A. C., & Hein, N. (2016). Estudo da relação entre os rankings formados pela Confederação Brasileira de Futebol e a partir de indicadores econômico-financeiros dos clubes de futebol brasileiros. Podium, 5(3), 41.
Figueiredo Filho, D., Nunes, F., da Rocha, E. C., Santos, M. L., Batista, M., & Silva Júnior, J. A. (2011). O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20(1).
IBGE (2019). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23038-contas-regionais-2016-entre-as-27-unidades-da-federacao-somente-roraima-teve-crescimento-do-pib>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
OPRICOVIC, Serafim; TZENG, Gwo-Hshiung. Compromise solution by MCDM methods: A comparative analysis of VIKOR and TOPSIS. European journal of operational research, v. 156, n. 2, p. 445-455, 2004.
Porter, M. E. (1992). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior (Vol. 1). Rio de Janeiro: Campus.
Rodrigues, R. B., Sousa, C., & Fagundes, A. F. A. (2018). Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Marketing, 17(1), 31-48.
Soriano, F. (2010). A bola não entra por acaso Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. FACULDADE DE DIREITO, 4, 116.
SR. GOOOL. (2019). Site especializado em estatísticas e curiosidades do futebol. São Paulo, 2019. Disponível em <http://www.srgoool.com.br/classificacao/Capixaba/Serie-A/2019>. Acesso em: 27 Mai. 2019.

Publicado

2019-09-19

Cómo citar

Soares, C. G., Neves, Y. N., & Servare Junior, M. W. J. (2019). PÚBLICO E RENDA DO FUTEBOL CAPIXABA: CENÁRIO ATUAL E ALTERNATIVAS. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(4), 221–236. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/27041

Número

Sección

INGENIERÍA ORGANIZACIONAL

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2