PÚBLICO E RENDA DO FUTEBOL CAPIXABA: CENÁRIO ATUAL E ALTERNATIVAS
Resumen
O futebol é um dos esportes mais populares e praticados no mundo, sendo visto, sobretudo no Brasil, como paixão e até mesmo como religião. A partir dessa constatação, foram analisados números oficiais referentes a média de público e renda no futebol do Espírito Santo entre os anos de 2017 e 2019, com o intuito de contribuir na busca de alternativas para aumentar o público pagante nos estádios. Desta forma, foram realizados estudos comparando as médias de público e renda entre os estados brasileiros em seus respectivos campeonatos regionais e, também buscou-se analisar os boletins financeiros dos jogos realizados por clubes capixabas no estado nos últimos 3 anos. Para tanto, elaborou-se um questionário para identificar a opinião e perfil dos torcedores, com validação estatística. Com isso, foram identificados os fatores que levam os torcedores aos estádios e alternativas para que a frequência aos estádios capixabas aumente. Por fim, foram propostas melhorias exequíveis no processo de venda de ingressos e no consequente aumento de renda dos clubes.Descargas
Citas
BDO Brazil. Auditoria e Consultoria em diversos ramos nacionais (2019) Disponível em <https://www.bdo.com.br/pt-br/publicacoes/noticias-em-destaque/10%C2%BA-valor-das-marcas-dos-clubes-brasileiros>. Acesso em: 30 Mai. 2019.
Brandão, M. R. F., Machado, A. A., Morgado, F. A. B., & Almeida, P. (2008). O futebol e seu significado. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 233-240.
dos Santos, C. A., Dani, A. C., & Hein, N. (2016). Estudo da relação entre os rankings formados pela Confederação Brasileira de Futebol e a partir de indicadores econômico-financeiros dos clubes de futebol brasileiros. Podium, 5(3), 41.
Figueiredo Filho, D., Nunes, F., da Rocha, E. C., Santos, M. L., Batista, M., & Silva Júnior, J. A. (2011). O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20(1).
IBGE (2019). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23038-contas-regionais-2016-entre-as-27-unidades-da-federacao-somente-roraima-teve-crescimento-do-pib>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
OPRICOVIC, Serafim; TZENG, Gwo-Hshiung. Compromise solution by MCDM methods: A comparative analysis of VIKOR and TOPSIS. European journal of operational research, v. 156, n. 2, p. 445-455, 2004.
Porter, M. E. (1992). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior (Vol. 1). Rio de Janeiro: Campus.
Rodrigues, R. B., Sousa, C., & Fagundes, A. F. A. (2018). Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Marketing, 17(1), 31-48.
Soriano, F. (2010). A bola não entra por acaso Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. FACULDADE DE DIREITO, 4, 116.
SR. GOOOL. (2019). Site especializado em estatísticas e curiosidades do futebol. São Paulo, 2019. Disponível em <http://www.srgoool.com.br/classificacao/Capixaba/Serie-A/2019>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.