AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT

Autores/as

  • Melina Almeida Magalhães UFES
  • Wellington Gonçalves UFES
  • Thiago Padovani Xavier UFES
  • Keydson Quaresma UFES
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Melina Almeida Magalhães, UFES

Engenharia de Produção

Publicado

2019-12-10

Cómo citar

Magalhães, M. A., Gonçalves, W., Padovani Xavier, T., Quaresma, K., & Randow de Freitas, R. (2019). AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(5), 63–76. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168

Número

Sección

INFORMACIÓN Y CONOCIMIENTO

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 > >>