Brinquedo interativo para estímulo cognitivo de crianças neurodivergentes: desenvolvimento de produto seguindo o Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP)

Autores

  • Beatriz de Jesus dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0001-7844-3483
  • Alina de Oliveira Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Andre de Mendonça Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0002-3887-0189
  • Lucas Vitorino Alves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Óliver Silva Costa Barreto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0002-0215-9424

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i4.49881

Palavras-chave:

Neurodivergente, PDP, Produto

Resumo

O paradigma da neurodiversidade tem impulsionado a criação de soluções que promovam desenvolvimento cognitivo inclusivo. Embora o setor de brinquedos esteja em expansão, ainda há escassez de produtos que unam segurança, estímulo multissensorial e rigor metodológico. Este artigo apresenta a aplicação adaptada do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) na concepção e prototipagem de um labirinto sensorial voltado a crianças neurodivergentes. A metodologia utilizou ferramentas da qualidade, como QFD, matriz morfológica e FMEA, fundamentais para transformar necessidades complexas do público em requisitos técnicos que assegurassem engajamento, segurança e eficácia pedagógica. O projeto priorizou materiais como ABS e acetato, bordas arredondadas e caminhos interativos com LEDs. A manufatura aditiva viabilizou o protótipo em 3D e a identificação de falhas antes da produção. Como limitação, destaca-se a ausência de testes de usabilidade, apontando direções para pesquisas futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz de Jesus dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Sou Bacharela Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade e Engenheira de Produção em formação pela UFRB, com um propósito claro de unir conhecimento técnico, inovação e impacto social, focando em dados, processos e diversidade. Minha trajetória é definida pela capacidade de liderar, otimizar e gerar resultados em ambientes complexos, sempre com uma visão estratégica e voltada para o futuro.

    Atualmente, estou aprofundando minhas habilidades em análise de dados, melhoria de processos (Green Belt) e growth marketing, buscando aplicar os princípios da Engenharia de Produção de forma eficiente e alinhada às demandas do mercado. Busco ativamente oportunidades nas áreas de marketing, gestão de projetos e dados, onde possa impulsionar o desenvolvimento de estratégias inovadoras e baseadas em evidências.

    Com experiência comprovada em liderança e gestão de projetos, atuei como Vice-Presidente do Núcleo Baiano de Engenharia de Produção (NUBEEP) e sou membro ativa do IEEE. Gerenciei equipes de mais de 30 pessoas na organização do AFROSTEM, um evento que impactou mais de 500 inscritos, incluindo participantes internacionais, e foi reconhecido como um case de sucesso pelo IEEE por meu papel no empoderamento de meninas e mulheres negras em STEM.

    Além disso, como Presidente do Grupo de Afinidade Women in Engineering (WIE UFRB), liderei uma equipe de 20 a 25 membros em projetos focados na inclusão e protagonismo feminino na engenharia, reconhecida em 2021 como "Membro Voluntária Exemplar IEEE WIE" pela Seção Nordeste Brasil.

    Sou movida por desafios e pela convicção de que a conexão entre pessoas, conhecimento e propósito é fundamental para transformar realidades e alcançar resultados significativos em qualquer projeto.

  • Alina de Oliveira Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Cursando desde o ano de 2019 o Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, tendo como terminalidade a Engenharia de Produção, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na cidade de Feira de Santana.
    Nos últimos anos fui lidando com alguns desafios acadêmicos e profissionais:
    Em 2021 tive a oportunidade de realizar meu primeiro estágio e minha primeira experiência profissional, fiz um estágio na área administrativa da Prefeitura de Feira de Santana;
    No ano de 2022 ingressei na Empresa Jr da minha universidade e abracei a oportunidade, inicialmente fui auxiliar do administrativo financeiro da ENGTEMP JR e atualmente exerço a função de Líder de Projetos da área de Engenharia de Produção;
    Também em 2022 passei no meu primeiro concurso Públio, mesmo que temporário, me trouxe experiências de vidas que não imaginava vivenciar, atuei como recenseadora do censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fiquei na função por cerca de 6 meses;
    E atualmente, em maio de 2023, ingressei como Jovem Aprendiz na Ambev, onde busco adquirir cada vez mais experiência profissional e conhecimento que levarei para a vida

  • Andre de Mendonça Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Engenheiro de Produção formado na Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestre em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais pela UESC.

    Atualmente professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Curso de Engenharia de Produção. 

  • Lucas Vitorino Alves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Engenheiro de Produção

  • Óliver Silva Costa Barreto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    ◉ Profissional com experiência em Análise Estratégica, Planejamento & Controle e Gestão de Pessoas
    ◉ Amplos conhecimentos em Indicadores Ambientais, Avaliação de Ciclo de Vida, SGA e Sustentabilidade
    ◉ Especialista em Tomada de Decisões baseada em Evidências/Dados

    Adepto de uma gestão inclusiva e participativa, acredito que o foco no cliente é o segredo de qualquer
    organização de sucesso. Comunicação facilitada e objetiva, extensa experiência em capacitação e treinamento

    Com 05 anos de experiência em Desenvolvimento de Projetos & Consultoria em: Gestão pessoal e digital, Melhoria Contínua, Indicadores de desempenho, Ferramentas de Qualidade, Desenvolvimento Ágil, Design for Environment, Desempenho Ambiental Corporativo

    [Método Sprint para Desenvolvimento de Produto (MAP, Sketch, Decide, Prototype and Test), narrativa em Storytelling, criação de Pitch, mensuração de qualidade de serviço percebida pelo cliente por meio de SERVQUAL e E-S-QUAL, uso de QFD para levantar requisitos e necessidades dos clientes no desenvolvimento de produto, aplicação de 5W2H, diagrama de Ishikawa e ciclo PDCA para suporte em gestão, obtenção de indicadores de desempenho como OEE e OTIF para tomadas de decisão, Pensamento de Ciclo de Vida, Modelagem em ACV para quantificação impactos ambientais como pegada de carbono, pegada hídrica e potencial de aquecimento global (GWP), integração de ODS em estratégias empresariais e suporte em ESG]

Referências

ABNT. (2011). NBR NM 300-1:2011 Segurança de brinquedos Parte 1: Aspectos mecânicos e físicos. Rio de Janeiro: ABNT.

ABNT. (2021). NBR 11786:2021 Materiais plásticos Determinação de toxicidade. Rio de Janeiro: ABNT.

Abreu, T. (2022). O que é neurodiversidade? Cânone Editoração Ltda.

Agapito, F. (n.d.). Projeto de desenvolvimento de um dispenser triplo para rede hoteleira [Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Santa Catarina]. Repositório IFSC. Recuperado de https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/401/Projeto%20TCC%20%28FELIPE%20AGAPITO%29.pdf?sequence=1eisAllowed=y

Amparo, K. K., Ribeiro, M. C. O., & Guarieiro, L. L. N. (2012). Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação, 17(4), 195-209. https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000400012

Barbosa, S. B., Melo, G. A., Castro Júnior, L. G., Peixoto, M. G. M., & Mendonça, M. C. A. (2024). Projeto de desenvolvimento de um dispenser triplo para rede hoteleira. In Anais do XLIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Recuperado de https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_ST_415_2041_47326.pdf

Barreto, L. de S. (2022). Brinquedo multissensorial para estimulação: uma proposta de design para a inclusão de crianças com deficiência visual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50307

Baxter, M. (2000). Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Blucher.

Belo, L. M., Miranda, M. B. A., & Silva, M. L. P. da. (2023). A demanda não atendida na indústria de brinquedos brasileira para crianças portadoras do transtorno do aspecto autista. Recuperado de https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17925

Brasil. (2009). Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia assistiva. Brasília: CORDE.

Brijbasi Art Press Ltda. (2024). Labirintos malucos: labirinto dos dinossauros. Tradução de Ana Cristina de Mattos Ribeiro. Capa dura. [S.l.]: Brijbasi Art Press Ltda.

Cheng, L. C., & de Melo Filho, L. D. R. (2010). QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Editora Blucher.

Costa, J. M. H. da, & Rozenfeld, H. (2006). Proposta de uma Metodologia de Gestão de Mudanças: aplicação em uma empresa desenvolvedora de software. https://doi.org/10.11606/D.18.2006.tde-07032007-144944

Coutinho, M. C. & Tessaro, M. (2024). Percepção de professores acerca do processo de inclusão de alunos neurodivergentes. Revista Pedagógica, 26, p. e7871-e7871. https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7871

Couto, A. S. de C. E. (2024). A Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino regular: políticas públicas e estratégia pedagógicas. Recuperado de http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2887

Felipe, A. T. P. (2024). Avaliação dos atributos da qualidade de um centro de material e esterilização odontológico na percepção do aluno por meio da utilização do Modelo Kano. Recuperado de http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78474

Florentino, P. E., & Lopes, S. A. (2020). Educação infantil, inclusão e a tecnologia assistiva. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 13(6), 93-106. Recuperado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inclusao-e-a-tecnologia

Friedmann, A. (2012). O brincar na Educação Infantil. São Paulo: Moderna.

Galvão, T. (2009). Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, uso e desafios [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório UFBA. Recuperado de https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10563

Garcia, E. F. (2025). Revisão bibliométrica sobre: brainstorming. Revista Destaques Acadêmicos, 17(1).

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2024). Crescem matrículas de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Recuperado de https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/censo-escolar/crescem-matriculas-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. (2023). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Pessoas com deficiência 2022. Recuperado de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf

International Organization For Standardization. (2022). ISO 8124-1:2022 Safety of toys Part 1: Safety aspects related to mechanical and physical properties. Geneva: ISO.

Ishak, A., Ginting, R., Suwandira, B., & Malik, A. F. (2020). Integration of Kano Model and Quality Function Deployment (QFD) to Improve Product Quality: A Literature Review. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 1003. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/348038197

Jogo educativo pedagógico labirinto magnético. temas diversos (cor jurássico). Plástico. Dimensões: 23 × 23 × 1,2 cm [brinquedo]. Recuperado de https://www.mercadolivre.com.br/jogo-educativo-pedagogico-labirinto-magnetico-temas-diversos-cor-jurassico/p/MLB38894749

Jogo educativo pedagógico labirinto magnético temas diversos (cor jurássico). Recuperado de https://www.amazon.com.br/dp/8537653330.

Jorge, M. A. (2024). As relações entre crianças com TDAH e crianças neurotípicas no ambiente escolar: desafios e perspectivas de inclusão.

Karlstrom, D., & Runeson, P. (2022). Integrating agile software development into stage-gate managed product development. Empirical Software Engineering, 11(2), 203-225. https://doi.org/10.1007/s10664-006-6402-8

Khaled, N. N. D., Avila, L. V., Rosa, C. B., & Santos, C. G. dos. (2024). Processo de desenvolvimento de produto: uma proposta para equipes Baja Sae. Revista Gestão Organizacional, 17(2), 198-216. Recuperado de https://doi.org/10.22277/rgo.v17i2.7984

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica (8ª ed.). Atlas.

Lego Foundation. (2017). What we mean by: Learning through play. Version 1.2

Lobo, R. N. (2020). Gestão da qualidade. São Paulo: Editora Saraiva. E-book. ISBN 9788536532615. Recuperado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536532615/

Manzini, E. J. (2025). Políticas Públicas e Tecnologia Assistiva: um Estudo com Foco no Financiamento Governamental. Revista Brasileira de Educação Especial, 31, e0231. https://doi.org/10.1590/1980-54702025v31e0231

Menezes, A. H. N., Duarte, F. R., Carvalho, L. O. R., & Souza, T. E. S. (2019). Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, 1-84.

Miguel, A. F. C. (2023). Melhoria da priorização dos modos de falha no FMEA. Tese de Doutorado. Politécnico de Lisboa, Lisboa. Recuperado de https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/17083

Miguel, A. F. C. (2023). Melhoria da priorização dos modos de falha no FMEA. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado. Politécnico de Lisboa, Lisboa. Recuperado de https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/17083

Milner, V., et al. (2019). A Qualitative Exploration of the Female Experience of Autism Spectrum Disorder (ASD). Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], 49, 2389-2402. https://doi.org/10.1007/s10803-019-03906-4

Mimoso, I. (2020). O design de objetos lúdico-pedagógicos para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. RCAAP. Recuperado de https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/35839

Mota, N. F. B. (2025). Inclusão de alunos neurodivergentes na sala de aula de matemática (Bachelor's thesis).

Muller, M. S., Almeida, E. S. de, & Teixeira, F. G. (2014). Design Inclusivo: playground para todas as crianças. Human Factors in Design, 3(5), 57-83. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index

Nascimento, J. A. (2024). Uso do método desdobramento da função qualidade para melhoria no processo de laminação de aros para rodas de veículos comerciais. https://hdl.handle.net/11449/259051

Nóbrega R., B., Miller de S. C., R., Souza G., V. L., Vasconcelos, L. A., & Pfeiffer F., E. (2020). O movimento ativista pela neurodiversidade no Brasil: análise de contingências e uma proposta de intervenção cultural. Recuperado de https://api.semanticscholar.org/CorpusID:236865847

Oliveira, L. N. R. de, Silva, V. F. B. da, Miranda, R. E. S., Fontoura, V. M., Rosa, F. F. da, Silva, M. A. da, ... , & Nascimento, T. P. P. do. (2024). Transtornos Neurodivergentes na infância: Abordagens Multidisciplinares para Intervenção e Suporte Educacional. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(7), 385-399. https://doi.org/10.36557/26748169.2024v6n7p385-399

Ostertag, O., Ostertagová, E., & Hunady, R. (2012). Morphological matrix applied within the design project of the manipulator frame. Procedia Engineering, 48, 495-499. https://doi.org/10.1016/j.proeng.2012.09.544

Queiroz, P. N.(2024). "Sala de brincar interativa: um estudo do espaço de convivência chamado AFAGO".

Raposo, L. Q. (2021). Projeto e fabricação de kit didático voltado a robótica educacional (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio

Grande do Norte). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37895

Rosa, A. F. P., Santos, L. N. dos, & Royer, R. (2022). Análise do nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produtos: um estudo de caso em uma empresa calçadista. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(1), 118-130. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i1.37569

Rosa, M. E. R. C. (2022). Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. Recuperado de http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226

Santos, N. M., dos Santos, C. M., & de Souza, N. (2025). Uma proposta para o desenvolvimento de uma prótese mecânica de baixo custo para membros superiores (mão mecânica). Revista Brasileira Multidisciplinar, 28(1). Recuperado de https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2025.v28i1.1700

Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico (26. ed.). São Paulo: Cortez.

Silva, A. C. (2023). Inclusão escolar e a tecnologia assistiva: caminhos que facilitam a aprendizagem. Revista REPI, 2(1), 1-12. Recuperado de https://revista.ufrr.br/repi/article/view/7359

Silva, B. S. A. (2019). Design inclusivo: uma proposta de brinquedo pedagógico para o ensino de Libras [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Uberlândia]. Repositório da UFU. Recuperado de https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28202Silva, C. R. (2019). A tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão de alunos com deficiência. Revista online de Política e Gestão Educacional, 23(2), 1-15. Recuperado de https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10093

Silva, E. L., & Pinho, A. M. (2024). Alfabetização e letramento de crianças neurodivergentes. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(10), 3533-3542. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16235

Silva, G. de S. (2021). Desenvolvimento de um jogo educacional para dispositivos móveis: Acesso e imersão. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Recuperado de https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32266

Silva, P. G. M. (2018). Abordagem para definição de atributos de qualidade em projetos habitacionais: utilização das ferramentas QFD e modelo de kano. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 1(1), 215-228. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/743

Silva, R. K. J. de, & Rupasinghe, T. D. (2018). A new apparel product development framework for performance clothing industry. International Journal of Product Development, 22(4), 276-292. https://doi.org/10.1504/IJPD.2018.091136

Sousa, L. F. D. (2025). Livros infantis acessíveis: design editorial como ferramenta à socialização de crianças com TEA. Recuperado de http://hdl.handle.net/123456789/9772

Souza, A. C. D. A. (2016). Avaliação dos dispositivos destinados ao uso de sustentação e movimentação de membros superiores e proposta da melhoria do projeto baseada na integração QFD e análise funcional (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). https://doi.org/10.11606/T.82.2019.tde-03052019-175118

Teixeira, M. C. S., & Ganda, D. R. (2019). Inclusão E Autismo: relato de caso sobre o trabalho com uma criança na educação infantil. Psicologia e Saúde em debate, 5(2), 125-135. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V5N2A9

Teles, B. C., Santos, M. S., & Cheung, L. M. (2024). Brumu: Kit educativo de baixo custo para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional em crianças. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 18(4), 1-8. https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10313

Toub, T. S., Rajan, V., Golinkoff, R. M., & Hirsh-Pasek.K. (2016). Guided play: a solution to the play versus learning dichotomy. in evolutionary perspectives on child development and education (Evolutionary Psychology) (pp.117-141)

Vidal, S. R., Macedo, E., & Ferreira M. J. (2022). Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 103(264). https://doi.org/10.24109/21766681.rbep.103i264.5108

Wegner, E. S. (2023). Ensino de física para estudante com transtorno do espectro autista: inclusão no ensino médio. Recuperado de https://hdl.handle.net/11449/252509

Wouters, C. D., et al. (2018). Metodologia aplicada à estruturação de um projeto de cozinha doméstica adaptada à cadeirantes. Anais de Engenharia Mecânica. ISSN 2594-4649, [S.l.], 2(1). 55-75. Recuperado de https://uceff.edu.br/anais/index.php/engmec/article/view/176

"Ilustração de pesquisadores e crianças interagindo em um ambiente educativo ao ar livre, representando o desenvolvimento de um brinquedo interativo para estímulo cognitivo de crianças neurodivergentes."

Publicado

27.11.2025

Como Citar

Santos, B. de J. dos, Freitas, A. de O., Santos, A. de M., Alves, L. V., & Barreto, Óliver S. C. (2025). Brinquedo interativo para estímulo cognitivo de crianças neurodivergentes: desenvolvimento de produto seguindo o Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). Brazilian Journal of Production Engineering, 11(4), 274-293. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i4.49881

Artigos Semelhantes

1-10 de 125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.