USO DE MODELO DE TEORIA DAS FILAS NA GESTÃO PÚBLICA: A ESCOLA VOLTADA PARA O ALUNO
USE OF QUEUE THEORY MODEL IN PUBLIC MANAGEMENT: THE SCHOOL GEARED TOWARDS THE STUDENT
Resumen
As filas estão presentes em nosso cotidiano, sendo um dos principais fatores que dificultam o atendimento adequado da população seja em atividades privadas e, principalmente nos serviços públicos. O atendimento às expectativas e ansiedades de usuários, em termos de gestão pública, nem sempre tem recebido a atenção devida. Dentro desse contexto, escolas apresentam diversos processos e atividades com recorrência de filas. Assim, o problema de formação de filas influencia negativamente o aprendizado, agindo inclusive na conduta de alunos. Considerando essas premissas e, a partir do apontamento de prioridade de resolução de atividades com esse potencial, nesse trabalho foi analisado o processo de formação de filas para servir merenda em uma escola. E, a partir disso, foram analisados parâmetros de teoria das filas no ambiente operacional escolar relacionado a merenda. Os resultados sugerem que as condições locais e o número de servidores disponíveis, não eram suficientes para acolher a demanda e, com isso, em determinados momentos colaboradores tinham que se deslocar até outro ponto desse ambiente para concluírem atendimentos, acarretando na ampliação da fila.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.