Sobre a Revista

A Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ou Revista do Colóquio, surge como um espaço para publicação de artigos, relatos de experiência e ensaios visuais realizados no campo das Artes e áreas afins. Aberta para o recebimento de propostas em português, espanhol, francês e inglês, a Colóquio defende o fortalecimento de uma comunidade acadêmica através do entrecruzamento de ideias e da manutenção de uma visada crítica sobre a produção de arte.

Anúncios

Chamada de trabalhos. COL25

25-02-2025

A revista do Colóquio recebe trabalhos com temática livre, dentro de nosso escopo, e em fluxo contínuo. Estamos abertos para o envio de artigos, relatos de experiência, ensaios visuais, traduções, resenhas e críticas.

Os envios devem seguir rigorosamente o modelo de documento e as diretrizes para autores. Trabalhos que não seguirem as normas, tanto de formatação quanto de preenchimento dos dados, não serão considerados para avaliação. Por isso, verifique nossas diretrizes em: https://periodicos.ufes.br/colartes/about/submissions

Os envios realizados até o dia 10/05/2025 serão considerados para a próxima edição da Colóquio (N. 25, jun. 2025).

Convidamos para a leitura de nossa última edição, N. 24, dez. 2024.

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos. COL25

Edição Atual

v. 14 n. 24 (2024)
Impressão de foto em tecido. Uma criança de pé, no chão, e outra no colo de uma mulher. Há uma silhueta branca de outra pessoa adulta do lado esquerdo da mulher.

Revistas como a Colóquio garantem um espaço valioso para trabalhos que não apenas refletem sobre as artes, mas as conectam a questões contemporâneas cruciais, como direitos humanos, sustentabilidade, mudanças climáticas, dissidências político-sociais e transformações tecnológicas. O presente número reafirma esse compromisso, oferecendo uma ampla variedade de artigos, ensaios visuais e relatos de experiência que traduzem a vitalidade e a pluralidade do campo. Convidamos, assim, a mergulhar nas reflexões propostas nesta edição e a aproveitar a leitura como um momento de encontro entre saberes, experiências e perspectivas. Boa leitura!

Publicado: 30-12-2024

Edição completa

Artigos

  • Transitoriedade do corpo, performatividade das paisagens psicossociais e subjetivações à flor da pele linhas de força de um corpo em estado de performance

    Lindomberto Ferreira Alves
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45405
  • Retratos da alma brasileira: as canções de Guinga e Aldir Blanc

    João Victor Castro Chequetto
    30-46
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46622
  • Entre memórias e espaços a arte pública na construção das paisagens culturais

    Jovani Dala Bernardina
    47-61
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46621
  • Materialidade e espaço do filme na arte

    Alana de Oliveira Ferreira
    62-76
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47240
  • A representatividade na figura feminina na arte e a formação de novas narrativas

    Rosely Kumm
    77-97
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46609
  • Das bandas de índios às bandas de Congo da Barra do Jucu

    Inara Novaes Macedo
    98-118
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47235
  • (Re)Pensando a censura arte e silenciamento na ditadura civil-militar

    Edival Saraiva de Oliveira Neto
    119-133
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45406
  • Rocky, um lutador e Dominga, uma catadora de papel! Os atravessamentos dos monumentos que resistem!

    Fabíola Fraga Nunes, Giuliano de Miranda, Aparecido José Cirillo
    134-144
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47236
  • O processo artístico do desenho na cidade de Parintins-AM do analógico ao digital

    Giselle da Costa Reis
    145-161
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45422
  • A representação infantil nas esculturas do cemitério de Santo Antônio/ES uma análise iconográfica e memorial

    Isis Santana Rodrigues, Aparecido José Cirillo
    162-179
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46466
  • Jean-Baptiste Debret e a representação das populações negras

    Anderson Felix dos Santos
    180-197
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46413
  • Identidade e gênero na cultura cigana

    Deborah Sathler
    198-219
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46334
  • O mundo artístico do Club Beethoven no Rio de Janeiro no final do séc. XIX

    Joyce Veiga Velasco
    220-237
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46602
  • Combatividade curatorial e Arquitetônica em Lina Bo Bardi

    Pedro Santos Pavioti Vicentin
    238-256
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46608

Relatos de Experiência

  • Poéticas sensíveis sobre o percurso uma caminhada através do patrimônio imaterial

    Rosely Kumm, Alice Brambati
    258-269
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46476
  • Escola de inverno encontro com a cerâmica

    Clara Pitanga Rocha, Alice Roger Bombardi, Brunno Figueiredo Rodrigues, Beatriz Araújo Isidoro, Henry Silva Castelli, Priscila Leonel
    270-280
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45981
  • Bem-vinda, flauta doce, à escola em tempo integral!

    Jevison Santa Cruz
    281-293
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46256

Ensaios Visuais

  • Watu conta um conto

    Sarah Rodrigues Damiani, Paula Barbosa, Stela Maris Sanmartin
    295-308
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46618
  • Entre memória e infância, a ausência é uma herança

    Ana Carolina Follador
    309-318
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46614
  • Nós estamos em guerra!

    Gabriela Clemente de Oliveira
    319-333
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45496
  • Emaranhado

    Clara Pitanga Rocha, Alice Bombardi, Brunno Rodrigues, Luciana Martins Tavares de Lima
    334-348
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45982
Ver Todas as Edições