v. 20 n. 30 (2024)

Capa da edição de número trinta. Detalhe de pintura a óleo com fortes pinceladas em azul na parte inferior e branco na superior. Sobre o azul, letras formam palavras indistintas.

Em homenagem aos 30 anos do Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte, a Revista Farol reúne, na seção temática desta edição, textos de artistas, professores e pesquisadores que se debruçam sobre temas e questões contemporâneas para a arte e seu ensino.

Questões de gênero, raça, classe, diversidade atravessaram os debates realizados no XV Seminário Capixaba sobre o ensino da arte cuja temática “Diálogos Urgentes” trouxe à tona a necessidade de refletirmos e propormos novas práticas educativas em arte não só em termos metodológicos mas também epistemológicos.

Publicado: 27-08-2024

Edição completa

Ensaios

  • Régimes de sens et formes d’éducation

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.45002
    Eric Landowski
    11-18

Seção Temática

  • Apresentação

    Larissa Fabrício Zanin
    20
  • Diálogos Urgentes no Ensino de Arte

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44137
    Adriana Rosely Magro, Larissa Fabrício Zanin, Maira Pego de Aguiar
    21-32
  • Educação Artística investigação e desobediência

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44004
    José Carlos de Paiva
    33-42
  • Diálogos com povos tradicionais e diversidade cultural no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino de Arte

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44134
    Aissa Afonso Guimarães, Jane Seviriano Siqueira
    43-56
  • Jovens pesquisadores/artistas/professores protagonismos a partir da universidade

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43998
    Ananda Carvalho
    57-70
  • Cartografia da Resistência Ampliando Vozes e Narrativas Femininas

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44006
    Geisa Katiane da Silva , Stela Maris Sanmartin
    71-76
  • Arte e vida processos poéticos e educativos no fazer em arte contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43996
    Geovanni Lima da Silva
    77-90
  • Memória do Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44005
    Moema Martins Rebouças
    91-106
  • Observatório da formação de professores no ambito do Ensino de Artes Algumas Reflexões

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44157
    Uillian Trindade Oliveira, Maria Angélica Vago-Soares, Fernanda Monteiro Barreto Camargo , Thalyta Monteiro
    107-117
  • “Arte é um jeito de estar no mundo” Utilização da Arte por docentes universitários

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.32863
    Silvia Maria Cintra da Silva, Giovanna Malavolta Pizzo, Fabiano Prata Stacciarini Jr., Camila Turati Pessoa
    118-133
  • Gênero, Racialidade e Ensino da Arte dispositivos para o diálogo

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44000
    Tatiana Gomes Rosa
    134-144
  • Por uma crise da imagem, agora

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44008
    Nicolas Oliveira Soares
    145-153

Artigos

  • Cuidado pedestre processos híbridos de criação

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.40103
    Marcelo de Campos Velho Birck
    155-166
  • Párias, terreiros, rainhas: o outro nos filmes de Fábio Carvalho

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.42672
    Paulo Roberto de Carvalho Barbosa
    167-183
  • Ver e Fazer filmes com jovens do bairro de Santa Cruz-RJ as experiências de criação com o REALIZACINE

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43049
    Leonardo Cesar Alves Moreira, Daniele Gomes, Pedro de Almeida Cupolillo, Caroline Montezi de Castro Chamusca
    184-201
  • Descolonização do teatro brasileiro epistemologias da periferia

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43632
    Raylson Silva da Conceição
    202-212
  • Variações metodológicas da pesquisa em arte heurística híbrida

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44125
    Valdemir de Oliveira, Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi
    213-222
  • Criatividade em movimento uma análise dos processos criativos na Mauricio de Sousa Produções

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44275
    Cecilia Almeida Salles, Guilherme Francini
    223-235
  • Tecnologia e acessibilidade criação do audiolivro infantil “Quero ver a iemanjá de verdade”

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.45001
    Sílvia Maria Guerra Anastácio , Ricardo Oliveira Rocha
    236-261

Traduções

  • Regimes de sentidos e formas de Educação

    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.45003
    Eric Landowski
    263-271