v. 2 n. 5 (2020): Dossiê Temático: Formação inicial de professores em foco: Os programas Pibid e Residência Pedagógica

					Visualizar v. 2 n. 5 (2020): Dossiê Temático: Formação inicial de professores em foco: Os programas Pibid e Residência Pedagógica
Publicado: 18-12-2020

Edição completa

Editorial

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência

  • A representatividade do PIBID no ensino de Ciências e na formação docente

    Ivania de Freitas Soares, Gustavo Machado Prado, Karina Carvalho Mancini, Juliana Castro Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32637
  • Alimentação Saudável: aprendizagens adquiridas com o projeto

    Andréia Francisco Afonso, Ana Maria do Carmo
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32639
  • Atividade demonstrativa experimental para abordagem da temática Higiene e Saúde com alunos das séries iniciais

    Simone Aparecida Fernandes, Patrícia Batista de Oliveira, Osvaldo de Oliveira Ponte Junior, Paloma Ferreira da Silva, Ana Cristina Lima Duarte
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32521
  • O programa residência pedagógica na perspectiva dos preceptores da área de ciências da natureza, na Universidade de Brasília

    Farah Camila Murtadha , Ana Júlia Pedreira
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32466
  • PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe campus Professor Alberto Carvalho como espaço para construção de saberes docentes

    Beatriz Mota Teixeira, João Paulo Mendonça Lima
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32630
  • Diferença dos Relatos de Experiência em Docência entre Alunos do Estágio Curricular Supervisionado e Programa Residência Pedagógica

    Francisca Cassia Sousa dos Anjos, Oséias Soares Ferreira, Diego Arantes Teixeira Pires
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32636
  • A ação do Pibid no ambiente escolar: a utilização do jogo balanceamento químico e a confecção de um videoclipe no processo de ensino e aprendizagem de química

    Ana Nery Furlan Mendes , Carlos Duarte Silva , Luciara Costa de Souza , Tamires Cesquine Alves
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32610
  • Ensino de História, Formação de Professores(as) e PIBID: o uso de HQs e Cartoons como possibilidade didático-pedagógico nas aulas de história

    Antonio Alves Bezerra, José Augusto Ferreira da Silva, Roberta dos Santos Sodó
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32635
  • Residência Pedagógica: o ensino de química e o uso da experimentação como estratégia facilitadora para o aprendizado.

    Jéssica Teio Sousa, Greyciele Cerdeira Fonseca, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32613
  • Estrutura e aplicação da oficina temática: conhecendo a composição dos produtos de limpeza – desenvolvida no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho

    Evanilson Lima Andrade, Midiã de Lima Santos Bernardino, Luciano Santos, João Paulo Mendonça Lima, Valéria Priscila de Barros
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32645
  • O Projeto ENEM e a formação inicial de professores: a construção do conhecimento escolar em um subprojeto Biologia do PIBID

    Marcos Ferreira Josephino, Maria Cristina Ferreira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32572
  • O programa de Residência Pedagógica: relato de experiência no ensino de língua inglesa em um colégio público Paranaense

    Flávia Bissi de Oliveira, Sandra Maria Coelho de Souza Moser
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32461
  • Formação inicial de pedagogos no Programa Residência Pedagógica: possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento sobre a Gestão Escolar

    Etienne Henrique Brasão Martins, Poliana Hreczynski Ribeiro, Natalina Francisca Mezzari Lopes
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32646
  • “Histórias de vida” em formação docente no âmbito do subprojeto PIBID-UFES: narrativas de duas licenciadas em Química acerca das suas vivências formativas na Escola Básica

    Hedylady Santiago Machado, Caian Cremasco Receputi, Marcos Vogel
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32633
  • Programa Residência Pedagógica: Análise a partir dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química

    Lilian Ferreira Rocha, Oséias Soares Ferreira, Diego Arantes Teixeira Pires
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32638
  • PIBID Química na escola: reflexões sobre a formação docente na tripla articulação entre coordenação de área, supervisores e licenciandos

    Lílian Souza Conceição Santos, Rodrigo da Luz, Gil Luciano Guedes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32574
  • Reflexões das ações do PIBID no processo formativo de docentes na Educação do Campo

    Denise da Silva, Aniara Ribeiro Machado, Algacir José Rigon
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32571
  • Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia

    Bruno Santos Inacio, Daniloda Silva dos Santos, Enéias Murilo Cerqueira da Silva, Marcos Vinícius Fernandes Calazans, Jaílson Santos de Novais
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32531
  • Sequência didática em aulas de química: análise de percepções e aprendizagem sobre o tema polímeros

    Lucicléia Pereira da Silva, Cássia de Paula Freitas da Silva , Edinelma Bispo Gomes, Eduardo de Almeida Coelho
    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32629