v. 3 n. 4 (2020): Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

					Visualizar v. 3 n. 4 (2020):  Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

Veja também o  Volume 1 e o Volume 2. Além de outras artigos com a temática, o leitor encontra as apresentações do Dossiê.

Publicado: 30-12-2020

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Andrea Brandão Locatelli, Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Ailton Pereira Morila

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

  • Integração de Saberes na Educação do Campo: Proposições teórico-metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.30488
    Felipe Junior Mauricio Pomuchenq
  • A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31483
    Aline Guterres Ferreira, José Vicente Lima Robaina, Alberto Bracagioli Neto, José Geraldo Wizniewky, José Geraldo Wizniewky
  • Desenvolvimento rural sustentável por meio da licenciatura em Ciências Agrícolas

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31732
    Ramofly Bicalho, Suêda Caliari
  • Reflexões sobre prática docentes na educação do campo do município de Japeri - Rio de Jeneiro

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31777
    Amarildo Paes Leme de Mello, Mônica Aparecida Del Rio Benevenuto
  • Um olhar sobre a Escola Comunitária Municipal Rural "São João Bosco".

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31840
    Lucas Silva de Souza, Taysnara Rodrigues Hastenreiter, Jardel Zanette Fabem
  • Educação do Campo e Memórias Coletivas: Limites e Possibilidades das Escolas do Campo

    Cristina Xavier, Ramofly Bicalho
  • Educação do Campo e Formação de Professores: Um Diálogo sobre as Relações Etnico-Raciais

    Cheirla dos Santos Souza, Lucilene Moura, Ana Cristina Nascimento Givigi
  • A Contação e Cantação de Histórias: A Formação dos Sujeitos e a Manutenção das Práticas Culturais da Vila De Regência Augusta

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31919
    Patrícia Flávia Dos Santos Cau, Ailton Pereira Morila
  • Análise da formação de educadores do Assentamento Paulo César Vinha a partir dos conceitos de vivência e experiência de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31963
    Júlio de Souza Santos
  • Agroecologia no contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31997
    Leonardo de Miranda Siqueira, Maria Isabel Antunes-Rocha, Luiz Paulo Ribeiro
  • Formação de professores da educação do campo: limites e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32024
    Sandra Madalena Valentim de Souza, Andrea Brandão Locatelli
  • A Mística no contexto do movimento da Educação do Campo

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32027
    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Ailton Pereira Morila
  • Práticas pedagógicas em classe multisseriada na educação do campo

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32041
    Suelem Cardoso Miranda Rodrigues, Sandra Mara Santana Rocha, Rita de Cassia Cristofoleti
  • A (Re)Constituição Identitária do MST: As Dimensões para Construção de uma Pedagogia Do Movimento

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32043
    Guilherme Franco Miranda, José Luis Schfino Ferraro
  • Educação do Campo e Agroecologia: Tecendo conhecimento e construindo saberes na formação profissional do jovem no município de Jaguaré-ES

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32046
    Nina Valéria de Araújo Paixão, Divina Leila Sôares Silva
  • Formação Continuada de Educadores/As: Uma Experiência a Partir da Práxis das/nas Escolas do Campo no Município de São Mateus-ES

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32049
    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Adelar João Pizetta, Vitor Eduardo Mendes de Oliveira, Renata Cristina Araújo Gomes, Fernando Vittorazzi Braz, Eliete Rosa Fernandes
  • O processo de fechamento das escolas rurais nos municípios de Arraias e Combinado - TO

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32055
    Edivaldo Barbosa de Almeida Filho, Deyvison Bispo de Oliveira Santos, Sátila Menezes Aires, Floriza Beatriz de Sena Paula
  • A escola como instrumento de resistência: a EMEIEF “Assentamento Zumbi Dos Palmares”

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32058
    Arlonio Campos, Sebastiao Ferreira, Francisco José de Sousa Rodrigues, Ozana Luzia Galvão Baldotto
  • Inventário da realidade: fazeres, saberes e sujeitos campesinos em prosas e rimas

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32951
    Sérgio Luiz Teixeira
  • Extensão rural e formação técnica no curso técnico em agropecuária da escola família agrícola de Jaguaré- Espírito Santo

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.33136
    Eric de Oliveira, Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, João Pedro Sampaio Romano, Rainei Rodrigues Jadejiski
  • A pedagogia da alternância na França: de uma discreta experiência a institucionalização na educação profissional

    DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.33617
    Luciane Teixeira da Silva